Postagem em destaque

PROPOSTAS E MODELOS - ENEM 2016

TODAS AS PROPOSTAS E MODELOS RELACIONADOS NESTA POSTAGEM SÃO DO AUTOR DO BLOG E NÃO PODEM SER COMERCIALIZADOS EM MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL ...

14 de jul de 2008

CURRÍCULO


Breves palavras

Meu nome é Leonardo Cassanho Forster, nasci em 1977, numa cidade chamada Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Apesar disso, mal conheço a cidade, pois cresci em São Paulo, capital. Buscando qualidade de vida, mudei-me para Londrina, PR.
Em minha juventude, alguns acontecimentos me marcaram bastante, como as Olimpíadas de Los Angeles, o movimento Diretas Já, a morte de Tancredo Neves e as primeiras eleições democráticas pós-ditadura militar - decepcionantes, é verdade.

Algumas memórias escolares:

- minha primeira advertência.

- minha primeira nota vermelha.

- minha primeira recuperação.

- minha primeira reprovação na escola, por nota.

- minha segunda reprovação, por falta.


(Quem é perfeito?)

- o primeiro livro de poemas que ganhei: "Flores do Mal", de Charles Baudelaire.

- aulas de Redação, História e Matemática, que eu adorava.

- aulas de Gramática, que eram uma grande incógnita para mim (não entendia nada).

- minhas viagens à Grécia Antiga, ao Antigo Egito, à Babilônia, ao interior das células, às galáxias, ao interior dos átomos, ao interior de quem sou... (tudo ali, em uma carteira escolar)

- Grandes amigos.

Enfim, antes de ser o professor "chatão", fui um aluno como qualquer outro, um tipo de "Menino Maluquinho".

Vi também a evolução da informática: das enciclopédias (e seus vendedores que iam de porta em porta, com suas técnicas de encantamento para crianças) à implacável internet.

Achava que nunca iria ser professor... Que nunca tantas coisas...

Mas a vida vai nos revelando quem somos, o que podemos, o que devemos, em que erramos.

E eis você aqui lendo tudo isso, ou um pouco disso que sou. Tudo graças à letra, não nos esqueçamos dela. Por meio dela posso contar essa história infinitas vezes, sendo que a escrevi uma única vez. Por meio dela o mundo atual é possível, e um mundo infinitamente melhor há de ser construído. É nela e com ela que faço minha "profissão de fé", por isso sou professor.


Este blog, portanto, é para cultivá-la, para lembrar da ponte que ela pode construir entre gerações, entre diferentes saberes, enfim, entre todos nós.



I.             Dados Pessoais




Nome: Leonardo Cassanho Forster

Estado civil: casado


Idade: nascido em 1977.

Residência: Londrina.

Telefone: (43) 9600-8119 - whats ou telegram





AULAS NO YOUTUBE



Área de Atuação


PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA, REDAÇÃO E LITERATURA

II.          Formação Escolar

-       Ensino Superior: Universidade São Judas Tadeu – São Paulo – SP.

     Bacharel em Letras: Português e Inglês. (conceito A - provão) - 2000

-       Curso de Formação de Professores: Licenciatura em Português e Inglês.

 -     Curso de Pós-Graduação (Lato Sensu) - USJT -  História da Arte (2005)

                                      Monografias:

                                      -  Emancipação Artística no séc. XIX.

                                      - A Estética Medieval no Auto da Compadecida

                                      - Análise Visual de Cenas do Filme Paixão de Cristo

                                      - A Tragédia e a Filosofia na Grécia Clássica

                                      - O Bem e o Mal do Xintô a partir do Mito de Amaterasu

                                                                                                      

III.      Cursos

- Basic English: Private Classes (Cambridge, USA. Jul.1988)

- English for Conversation: New England School of English (Boston, jul.1993)

- English for Conversation: Alumni (1994)

- Intensive English Course : Alumni (Jan. de 2001) – Fluência

- Fotografia e revelação (visão semiótica) P&B: Arte São Paulo (2001)

- Curso de Capacitação ao ENEM. (Editora CPV) - 2003

- Esperanto (Língua Internacional) – FEESP. - Fluência
- Certificado da Universidade Húngara Idegennyelvi Továbbképzo Kozpont - 2015

- Curso de Webdesign – BIT- Company  - 2003

- Participação no X Simpósio Multidisciplinar da USJT – 2004

- Participação no IV Encontro de Pós-Graduação Lato Sensu – 2004

- Participação no XI Simpósio Multidisciplinar da USJT - 2005

- Curso para utilização de Lousa Digital – (INACI – 2008)

- Conto e Crônica – Universidade Estadual de Londrina – (2011)
- Curso básico de francês - Aliança Francesa (2016)
- Estudo autodidata em Polonês, Russo e Francês.



IV. Publicações



-       Educação para o Sucesso Profissional. (Revista Plural, Educação. nov.2001)
-       “Um Caso Doloroso”, J. Joyce. (Revista Plural, Letras, jan.2002)
-       Apostilas de redação do curso pré-vestibular Sigma (Londrina – 2011)
-       Material autoral de gêneros textuais, com propostas e modelos de redação (2009 – 2011) – blog: www.lousamagica.blogspot.com

V. Experiência Profissional

Atualmente: Professor de Literatura e Redação

Curso pré-vestibular: X-Con (Sistema COC) - Londrina - 2016
Ensino Médio e curso pré-vestibular: Ateneu - Londrina - 2013 - 2017
Ensino Médio: Colégio PGD - 2013 - 2017
Curso pré-vestibular: Med Smart Anglo – Londrina - 2013

Ensino Médio - Colégios Londrinense, PGD e Interativa - Londrina - 2013-

Professor de Redação e Coordenador de Área

Ensino Médio e Pré-Vestibular: Colégio Maxi – Cuiabá. Tel.: (65) 3614-5400 - (2012)

Professor de Língua Portuguesa, Literatura e Redação

Ensino Médio e Pré-Vestibular: Colégio Ateneu. Tel.: (43) 3321-1866 - (2011)

Ensino Médio e Pré-Vestibular: Colégio Nobel. Tel.: (43) 3344-3223 - (2009 – 2011)

Ensino Médio: Pontual Centro de Ensino. Tel.: (43) 3321-6757  - (2009 - 2011)

Ensino Médio: Colégio Integrado Sônia Marcondes. Tel.: (43) 3258-4112 – (2011)



Professor de Português, Inglês e Hist. da Arte:  Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio (1999-2008)

- Referência: Colégio Palmares. Tel.: (11) 3037-2555  (2007 – 2008) http://www.colegiopalmares.com.br/



- Referência: Escola Externato Paraíso. Tel.: (11) 5579-3954   (1999 - 2008)



Aprovado em Concurso do Gov. do Estado de SP, para PEB II – Português e Inglês – 2004



- Referência: E.E. Anecondes Alves Ferreira Tel.: (11) 4054-2333  (2005)

- Referência: Colégio INACI (E.J.A.)    Tel.: (11) 3885-4321 (2003 - 2008)

http://www.colegioinaci.com.br/


 

     ALGUNS PROJETOS APLICADOS




-       Distinção entre Língua Oral e Língua Escrita. (Bibliografia: D. Preti)
Projeto realizado com alunos do Ensino Médio, visando à valorização do emprego da norma-padrão da Língua Portuguesa a partir da percepção de ausência de recursos paralinguísticos em textos escritos pelos próprios alunos. (2000) 
-       Arteterapia. (Coautoria – Solange M. Moura, psicopedagoga e arte-terapeuta)
Projeto realizado com alunos do Ensino Fundamental no sentido de valorização do ambiente escolar e do elo existente entre este e o aluno. Pintura de quatro murais na escola, com temática e desenhos propostos pelos alunos.  (2000)
-       Jogo “C.G.”. Jogo de baralho pontuado, contendo os principais conceitos referentes às classes gramaticais. As cartas são confeccionadas pelos alunos, podendo ser o conteúdo enviado pela internet. (2003)
-       Rádio e Vídeo. Desenvolvimento de história e roteiro para serem filmados ou gravados em áudio. (2003)
Software “Gramatika”. Contém a matéria da gramática portuguesa abordada no ciclo 2 do Ensino Fundamental e Ensino Médio, além de temas para redação sugeridos por provérbios de várias origens. Criado para ser utilizado em aulas interativas em que haja possibilidade de uso de computadores.
Curso de Redação Apostilado.  Formado por quatro apostilas, complementadas por filmes e músicas, por meio das quais são discutidos temas como preconceito, direitos humanos, paradoxos sociais, importância do registro escrito, bem como suas formas de manifestação: carta, poema, poesia, narrativa e dissertação. (5ª série a 3° ano do Ensino Médio) ( 2005)
Softwares de Imagens para Estudo de Hist. da Arte. Softwares com imagens de quadros e arquitetura de diversos períodos artísticos, para utilização exclusiva em sala de aula. (5ª série a 3° ano do Ens. Médio)  (2005)
-  Curso de Alfabetismo Visual e Composição Fotográfica. Curso apostilado e com aulas práticas de fotografia, destinado a criar competência na leitura de imagens. (7ª série a 3° ano do Ens. Médio)  (2005)
 - Curso Teórico de Teatro.  Fundamento das teorias do teatro ocidental e o papel da filosofia na teoria das funções das artes cênicas. (Ensino Médio) – (2005)
-       Workshop – Função Emotiva das Cores. Workshop apostilado e com software de imagens, demonstrando a influência da teoria da harmonia cromática na produção artística do século XIX e início do XX. Curso aplicado na ABRAPE – 05/11/2005 em conjunto com psicóloga e arte-terapeuta Divarcy P. de Leon. Público-alvo: psicólogos e interessados no tema.
-       Material para Visita Orientada ao Museu de Língua Portuguesa. Material feito de perguntas que, para serem respondidas, exigem do aluno a construção de um trajeto dentro do Museu de Língua Portuguesa de São Paulo, levando-o a explorar todos os recursos disponíveis ao longo dos três andares do museu, incluindo as instalações artísticas temáticas. (2006)
-       Preparação de Livros com Redações de Alunos. Preparação de três livros, valendo-se da produção de textos de alunos do 3°, 4° e 5° anos do Ensino Fundamental I (Colégio Palmares). Projeto aplicado juntamente com professores e coordenadores. (2007)
-       Produção de Aulas Temáticas sobre Grandes Clássicos da Literatura Universal.  Aulas especiais preparadas após profundo estudo sobre os Doze Trabalhos de Hércules, Ilíada, Odisséia, As Mil e Uma Noites, criando paralelos e relações entre as obras originais, filmes e desenhos animados, bem como o estudo da mitologia grega nessas mesmas obras. (Aplicado em algumas séries do Ensino Fundamental). Projeto idealizado e aplicado conjuntamente com a coordenadora de  Língua Portuguesa do Colégio Palmares. (2008)
-       Produção de Vídeos Temáticos. Após o estudo do mito do herói e seu desenvolvimento através do tempo, da antiguidade grega, passando por alguns personagens bíblicos até a criação dos super-heróis, produção de dois vídeos: Super-heróis e Anti-Heróis. (2008)
Pode-se assistir a ambos os vídeos nos respectivos sites:
-       Aulas de Capacitação para o Trabalho com Poesia em Sala de Aula, destinado a  Professores do Ensino Fundamental I. Trabalho destinado à exploração da linguagem poética a partir de poemas de diversos autores. Produziu-se material apostilado para 3°, 4° e 5° anos do Ensino Fundamental I. Projeto realizado conjuntamente com a coordenadora de Língua Portuguesa do Colégio Palmares. (2008)
-       Softwares de Exercícios de Gramática. Alguns “quizes” de gramática disponíveis aos alunos por meio da internet, os quais fornecem resultados de desempenho a partir das respostas dadas. (2008)
-       Criação do Blog Lousa Mágica. Página na internet onde são postados artigos e material de estudo de gramática, linguagem, redação e artes, como forma de complementar o estudo proposto em sala de aula. O blog também oferece ao aluno a possibilidade de se comunicar com o professor fora do horário de aula. (2008)
- Oficina de Redação. Aulas de técnica de redação na Escola Profissionalizante Pe. Mariano. Aulas elaboradas especialmente para alunos entre 15 e 18 anos, dos cursos de panificação, auxiliar administrativo e técnico em informática.
      Ref.: Jéferson – Coord. Pedagógico. Tel.: (11) 3208-2803. (2008)
-       Peças de Teatro. Adaptações de “O Vale Encantado”, de Oswaldo Montenegro e “Oscar Paradiso”, sobre o filme “Cinema Paradiso”. Co-autoria com professora de expressão corporal Priscilla Delboni, para apresentação dos alunos de 2º, 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I – Colégio Palmares. (2008)
-       Projeto “Cidadania Internacional”. Estudo feito com alunos de 11 a 16 anos, com o objetivo de investigar a constituição e o uso de uma língua artificial neutra criada para servir como idioma internacional. Os participantes se corresponderam com voluntários da França, dos EUA, da Hungria e da Rússia. Pontual Centro de Ensino. (2010)
-       Projeto “Decifrando o Nome do Chão”. Estudo interdisciplinar feito com alunos de 11 a 16 anos, com o intuito de investigar os nomes indígenas de cidades do Paraná e a relação entre seu significado e as caracterísitcas geográficas da região estudada. Aplicado em conjunto com a professora de Geografia Sarah Montanari. – Pontual Centro de Ensino. (2010)
-       Projeto “Filmando Contos e Discursos”. Trabalho com alunos de Ensino Médio com a finalidade de desenvolver a expressão oral e a criação de roteiros e filmagem, adaptando-se discursos e contos famosos. (Colégio Ateneu - 2011).
-       Projeto “Rádios Virtuais”. Trabalho com alunos de Ensino Médio com a finalidade de criar e organizar blogs, bem como desenvolver a expressão oral por meio de rádios virtuais. (Colégio Ateneu – 2011)

Nenhum comentário:

QUIZ: POR QUE OU POR QUÊ?

Havendo dificuldade em visualizar o quiz, clique no link abaixo: