tag:blogger.com,1999:blog-6165207828108528032.post3566108824581950991..comments2023-10-27T16:57:23.852-04:00Comments on Lousa Mágica: PROPOSTAS 1 - 2017Unknownnoreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-6165207828108528032.post-57480313624976100152017-02-10T06:50:06.425-03:002017-02-10T06:50:06.425-03:00ACHEI ESSE ARTIGO DE OPINIÃO NA INTERNET. ELE APRE...ACHEI ESSE ARTIGO DE OPINIÃO NA INTERNET. ELE APRESENTA UMA PERSPECTIVA BEM INTERESSANTE PARA SE REFLETIR. ESTÁ ADAPTADO:<br /><br /><br />A mentira da apropriação cultural<br /><br />Eu pretendo fazer deste texto uma conclusão sem grandes desenvolvimentos, porque acredito que – neste instante – não é necessário fazer longas introduções teóricas (como se isso fosse possível numa coluna, como essa) pra demonstrar um ponto bem simples: a apropriação cultural, como é dita na internet, não existe.<br /><br />O que existe é consumo no capitalismo tardio. O que existe é a indústria cultural.<br /><br /><br />É interessante pensar que o conceito de apropriação cultural é antigo. Por exemplo, considera-se há tempos como apropriação cultural a introdução da cultura grega no império romano, após a conquista; considera-se apropriação cultural o numeral arábico no ocidente (aliás, você sabia que Bhaskara era indiano?), assim como a tradução e posterior desenvolvimento da filosofia aristotélica pelos árabes no início da Idade Média.<br /><br />No entanto, a dita pós-modernidade é uma época de invenção, não é mesmo? Segundo a atual militância da internet, a apropriação cultural seria o ato de grupos dominantes se apropriarem de símbolos de luta de grupos oprimidos e retirar toda sua substância, os transformando em meras mercadorias. O que eu estou dizendo é que, no capitalismo tardio, eles já são mercadorias.<br /><br />Ou você acha que come feijoada porque é um símbolo de luta do povo negro? Não, você come feijoada porque alguém (seja você ou não) compra os ingredientes e cozinha. E por que você se interessa pela feijoada? Pode ter certeza que você se interessa pela feijoada muito mais por ser uma comida habitual do que por qualquer significado transcendental. Você não come feijoada, você consome feijoada. E se você não entendeu meu foco na feijoada, entenda:<br /><br />Postagem de Facebook sobre apropriação cultural<br />Apropriação cultural na feijoada?<br />Talvez um outro caso famoso seja o do turbante: a foto abaixo ficou famosa por suscitar longas discussões sobre as origens do turbante e o erro em transformá-lo em objeto de moda.<br /><br />Mas há um problema, as longas discussões em blogs (pois foi só na superfície dos blogs – no mundo da internet, no discurso próprio da internet – que essa discussão teve vida) sobre as origens do turbante não levam em consideração que este elemento sempre foi utilizado pelos povos do oriente médio, para além da África, o que já prova a multiplicidade de significados que um mesmo objeto material pode conter em diferentes locais ao longo do tempo.<br /><br />Muito além disso, o que essas discussões esquecem (caso um dia tenham levado em conta) é que o significado de uma prática não se dá nas origens, mas na prática presente. Você não busca a origem de uma palavra para entender seu significado, você observa seu uso ordinário. A indústria cultural já sugou toda essência de qualquer símbolo fora das delimitações europeias. Tudo é mercadoria. E não se engane, você é consumidor. Ninguém é especial.<br /><br />Apropriação cultural em propaganda da Arezzo.<br />A famosa campanha da Arezzo, recheada de apropriação cultural.<br />É claro que se o significado se dá conforme a prática ordinária, não necessariamente as coisas perdem sua transcendência automaticamente. É necessário praticar essa mercadorização dos objetos. Mas tem como alguém, no seio do neoliberalismo, sair por aí dizendo que comer feijoada é apropriação cultural? É possível haver algum ser iluminado que, de repente, não é parte da sociedade consumista atual?<br /><br />O real significado do conceito internético de apropriação cultural no capitalismo tardio é de exclusividade de consumo.<br /><br /><br />ADAPTADO DO SITE COLUNAS TORTAS<br /><br />Leonardohttps://www.blogger.com/profile/09825013293622041197noreply@blogger.com