Postagem em destaque

PROPOSTAS E MODELOS PARA ENEM

TODAS AS PROPOSTAS E MODELOS RELACIONADOS NESTA POSTAGEM SÃO DO AUTOR DO BLOG E NÃO PODEM SER COMERCIALIZADOS EM MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL ...

14 de ago. de 2008

Reflexões Estéticas

Observe as seguintes imagens (clique sobre as fotos):

1- sala do trono inglês:

2 - sala imperial chinesa:

3 - dragões oriental e ocidental:

Agora tente responder às seguintes questões:

1 - Nas duas primeiras imagens transmite-se a idéia de imponência, solenidade e poder. Como isso é conseguido a partir do uso do espaço, das formas e da cor?

2- Há dois tronos na primeira imagem e apenas um na segunda, o que isso pode simbolizar?

3- Na terceira imagem há dois dragões distintos aos quais são atribuídos significados completamente diferentes. Embora sejam dragões e se assemelhem quanto à forma, têm particularidades que permitem saber sua origem (ocidente/oriente). Pesquise seu significado e reflita sobre o motivo de haver tantas imagens de dragão na "Cidade Proibida", inclusive sobre o trono imperial chinês. Lembre-se de que o imperador era chamado "Filho dos Céus".

Redija sua conclusão a respeito desse tema.

4- Seria aceitável que fossem colocadas imagens de dragão na sala do trono inglês sobre a cabeça do rei? Justifique sua resposta.

5- Desde sempre a humanidade tem se valido de símbolos para representar idéias que considera importantes. Esses símbolos podem ser bastante explícitos ou subjetivos, ou seja, implícitos, variando de acordo com a cultura e o tempo.

Aponte três símbolos objetivos e três subjetivos presentes hoje na cidade onde vive.

Nenhum comentário:

QUIZ: POR QUE OU POR QUÊ?

Havendo dificuldade em visualizar o quiz, clique no link abaixo: