Postagem em destaque

PROPOSTAS E MODELOS PARA ENEM

TODAS AS PROPOSTAS E MODELOS RELACIONADOS NESTA POSTAGEM SÃO DO AUTOR DO BLOG E NÃO PODEM SER COMERCIALIZADOS EM MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL ...

18 de ago. de 2008

Rubéola

Observe o folheto a seguir (clique sobre a imagem):

Agora analise:

1- Considerando os elementos estéticos visuais que compõem o folheto (cor, forma, fotografia) e pensando a respeito do público-alvo dessa campanha, responda qual é a reação esperada pelo emissor da mensagem e qual é a função desempenhada por cada um desses elementos.

2- Quais funções da linguagem (poética, conativa, fática, emotiva, referencial) são utilizadas nesse folheto? Aponte seu uso e justifique sua resposta.

4 comentários:

Anônimo disse...

Resposta possível:

A imagem desse folheto foi elaborada tendo como inspiração os Jogos Olímpicos de 2008, na China. O emissor (Ministério da Saúde) busca chamar a atenção de seu público-alvo se aproveitando dos "traços estéticos" ligados às Olimpíadas de Pequim. Faz, portanto, referência a uma equipe que precisa trabalhar unida para conquistar uma grande vitória, no caso dos jogos olímpicos, a equipe brasileira, no caso da campanha contra a rubéola, todos os brasileiros com o perfil indicado no folheto (pessoas entre 20 e 39 anos).
Por esse motivo há inicialmente uma foto contendo pessoas que servem como diferentes referências para os brasileiros com essa faixa etária, vestindo uma mesma "camisa", como um time, e segurando uma bandeira em que está escrito o mote da campanha. Há ainda a impressão de que estão em um enorme ginásio. Essa impressão é provocada sobretudo pela iluminação descrita na fotografia e uma arquibancada de fundo.
As cores vermelha e amarela são simbólicas, são as cores oficiais da China e símbolo das olímpiadas deste ano de 2008.
Como é comum a campanhas e propagandas, utiliza-se a função apelativa da linguagem, como se a mensagem ou o próprio folheto tivesse sido feito especialmente para aquele que o pega. Por exemplo: "Procure o posto de vacinação...", "Tire suas dúvidas...".
Como tomar vacina não parece ser algo muito agradável, no verso do folheto é dada uma explicação a respeito da rubéola e a importância dessa campanha. Para isso é utilizada outra função da linguagem, a função referencial ou também chamada denotativa.
Pode-se concluir, portanto, que a construção estética do folheto visa primeiramente a chamar a atenção do receptor, para então informá-lo de forma a convencê-lo a participar da campanha.

Anônimo disse...

Resposta a primeira questão:

Acredito que cor, a fotografia usada e forma como está descrito o texto tem por função chamar a atenção do público alvo da campanha.
A cor vermelho por ser uma cor quente chama a atenção para a visualização do cartaz, associado a imagem de artistas (com idades variadas) de diferentes segmentos. Artistas estes que tem grande influência no público alvo da campanha.
A foto em si é também convidativa, pois eles estão sorrindo como se fosse uma torcida ou "todos unidos por uma causa".
A reação esperada é o mobilização de pessoas para a vacinação.

Anônimo disse...

Resposta a segunda questão:

Acredito (não sei dizer a classificação exata da função)que o o título "Brasil livre da Rubéola" tem a função de ser enfático, a palavra livre na minha opinião tem um "poder persuasivo" porque ninguém que ficar doente, então é como se fosse assim a mensagem "seja vacinado e fique LIVRE da Rubéola"

Anônimo disse...

Juliana,

fiz algumas correções no corpo de seu texto. Quanto ao conteúdo, para quem não tem estudado, está muito bom. Porém seria melhor se você lesse o exemplo do 1º comentário.

Bom, vamos às correções:

Resposta à primeira questão:

Acredito que A cor, a fotografia usada e A forma como está Escrito o texto TÊM por função chamar a atenção do público-alvo da campanha.
A cor vermelhA, por ser uma cor quente, chama a atenção para a visualização do cartaz, associado À imagem de artistas (com idades variadas) de diferentes segmentos SOCIAIS. Artistas estes que TÊM grande influência SOBRE O público- alvo da campanha.
A foto em si é também convidativa, pois eles estão sorrindo como se FORMASSEM uma torcida ou COMO SE ESTIVESSEM "todos unidos por uma causa".
A reação esperada é o mobilização de pessoas para a vacinação.
----------------------------------

QUANTO À SUA SEGUNDA RESPOSTA, O IDEAL É CONSULTAR EM UMA BOA GRAMÁTICA A DEFINIÇÃO E OS TIPOS DE FUNÇÕES DE LINGUAGENS.

PARABÉNS PELO ESFORÇO!

QUIZ: POR QUE OU POR QUÊ?

Havendo dificuldade em visualizar o quiz, clique no link abaixo: