Postagem em destaque

PROPOSTAS E MODELOS PARA ENEM

TODAS AS PROPOSTAS E MODELOS RELACIONADOS NESTA POSTAGEM SÃO DO AUTOR DO BLOG E NÃO PODEM SER COMERCIALIZADOS EM MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL ...

31 de jan. de 2012

Corretor de Redação Escolar


Embora frequentemente o corretor de redação seja pouco valorizado, sua atividade é de extrema importância para o processo de desenvolvimento da escrita do aluno, pois, mais do que limitar-se à mera correção, esse profissional, além de ser corresponsável pela finalização de um processo iniciado em sala de aula, servirá como orientador particular do aluno, contribuindo para que este se veja estimulado a fazer uma autoavaliação quanto à sua produção textual, com a finalidade de melhorar suas habilidades no campo da expressão escrita.

Ao corrigir e fazer comentários nos exercícios de produção de texto, ele desempenha o papel de orientador, uma vez que passa a ser a pessoa mais capaz de identificar as maiores dificuldades do aluno no que concerne à forma como este escreve e ao repertório sobre o qual o estudante se orienta para desenvolver suas ideias. O corretor é, portanto, quem apresentará àqueles que dão seus primeiros passos na escrita não somente o que deve ser evitado, mas alternativas no campo da expressão para que o texto ganhe em qualidade, conforme a função a que se destine.

Esse fato apenas já seria o bastante para justificar sua importância, contudo há um outro aspecto de carga extremamente subjetiva cuja relevância, no entanto, não pode ser subestimada: ao ver que seu texto, por menor que seja, recebe uma apreciação, é corrigido e comentado, o aluno se vê estimulado a continuar escrevendo. Logo, é com o auxílio do profissional de correção que as aulas de produção de texto podem tornar-se mais eficientes e estimulantes.

Nenhum comentário:

QUIZ: POR QUE OU POR QUÊ?

Havendo dificuldade em visualizar o quiz, clique no link abaixo: