Postagem em destaque

PROPOSTAS E MODELOS PARA ENEM

TODAS AS PROPOSTAS E MODELOS RELACIONADOS NESTA POSTAGEM SÃO DO AUTOR DO BLOG E NÃO PODEM SER COMERCIALIZADOS EM MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL ...

3 de abr. de 2009

Teoria do texto banguela

Belíssima aparência, irretocável figura mira-se diante do espelho. Cada peça de roupa passou por uma prova de fogo para compor o figurino, que grande e maravilhoso impacto há de causar! O perfume, então, levemente amadeirado, fragrância irrepreensível, irresistível. Barba bem feita - no barbeiro, hein... Duas passadas de lâmina, loção suave para não contrastar com o perfume. Unhas bem tratadas, cabelos aparados, hálito puro. Deve pentear até as sobrancelhas? - por via das dúvidas (acabei de pentear)...

Vai arrasar logo no primeiro encontro; hálito puro, olhar cristalino, leve sorriso, covinhas, um charme. A moça vem, é linda, todo o ritual pré-sedução há de ser justificado, ela se aproxima, seus corpos se colam na pista de dança. E por que evitar alargar o sorriso? Que seja então!

É aquele dente da frente, ele, justamente ele é o que falta. Não poderia ter sido um restinho de uma alface? Não! Era um furo, um acesso rápido, uma via expressa do lábio até a garganta, uma via expressa envolta em breu. Mas a "janelinha" sempre foi tão estimada... Claro que foi, na época dos dentes de leite, não agora. A janelinha fechou a porta, a porta para o beijo, a porta para o amor. A moça? Onde está? Nem disfarçou. Simplesmente deixou ouvir uma interjeição que as gramáticas desconhecem, foi-se. Quem há de culpá-la?

Os textos também são assim, podem ter um tema sedutor, argumentos irrepreensíveis, vocabulário imponente e tudo que pode prometer um perfeito caso de amor entre ele e o leitor. Porém, se houver uma falha, como repetição descuidada de palavras, má elaboração de conceitos, falta de coesão, um parágrafo incoerente, ortografia incorreta ou caligrafia sofrível, aquele encontro desejado, acalentado nos braços da mais profunda esperança, pode estar completamente comprometido. Todo o esforço do nobre sedutor será vão, assim como o vão do sorriso a que chamamos banguela.

2 comentários:

Ramon disse...

Ótima comparação professor, tentarei seguir seus conselhos.

Leonardo disse...

Obrigado, Ramon!

Abraços!

QUIZ: POR QUE OU POR QUÊ?

Havendo dificuldade em visualizar o quiz, clique no link abaixo: