Postagem em destaque

PROPOSTAS E MODELOS PARA ENEM

TODAS AS PROPOSTAS E MODELOS RELACIONADOS NESTA POSTAGEM SÃO DO AUTOR DO BLOG E NÃO PODEM SER COMERCIALIZADOS EM MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL ...

10 de mar. de 2012

Repertório: Ecologia e Consumo

Para melhorar seu repertório sobre ecologia e consumo, assista ao vídeo "A História das Coisas".



No vídeo, a apresentadora cita a terminologia "Obsolescêncis Programada", conheça melhor esse conceito:


Obsolescência programada é o nome dado à vida curta de um bem ou produto projetado de forma que sua durabilidade ou funcionamento se dê apenas por um período reduzido. Esse conceito faz parte de um fenômeno industrial e mercadológico surgido nos países capitalistas nas décadas de 1930 e 1940 conhecido como "descartalização". É parte de uma estratégia de mercado que visa a garantir um consumo constante por meio de insatisfação, de forma que os produtos que atendem às necessidades daqueles que os compram parem de funcionar ou tornem-se obsoletos em um curto espaço de tempo, tendo que ser obrigatoriamente substituídos periodicamente por mais modernos.

A obsolescência programada foi criada na década de 1920, pelo então presidente da General Motors Alfred Sloan. Ele buscou atrair os consumidores a trocar de carro frequentemente, tendo como apelo a mudança anual de modelos e acessórios. Bill Gates, fundador da Microsoft, também adotou essa estratégia de negócio nas atualizações do Windows.

(Texto adaptado da Wikipédia)

Nenhum comentário:

QUIZ: POR QUE OU POR QUÊ?

Havendo dificuldade em visualizar o quiz, clique no link abaixo: