Postagem em destaque

PROPOSTAS E MODELOS PARA ENEM

TODAS AS PROPOSTAS E MODELOS RELACIONADOS NESTA POSTAGEM SÃO DO AUTOR DO BLOG E NÃO PODEM SER COMERCIALIZADOS EM MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL ...

6 de mar. de 2012

PROPOSTA 1

1ª PROPOSTA DE REDAÇÃO

CARTA

O prefeito de sua cidade veio a público pedir à população que, por meio de cartas, manifestasse sua opinião a respeito de qual deveria ser a principal prioridade de seu governo a curto ou médio prazo.

Elabore um texto entre 10 e 15 linhas que atenda a essa proposta.


EXPECTATIVA QUANTO À CARTA

Obediência ao formato do gênero carta: Local, data, vocativo, introdução, desenvolvimento, conclusão, despedida cortês e assinatura.

Local e data: Cuiabá, 20 de fevereiro de 2012.

Vocativo: Caro sr. prefeito, / Prezado prefeito fulano, / Excelentíssimo senhor prefeito,

Evitar: Ilustríssimo / Vossa Excelência / e outros excessos de formalidade.

1º§: espera-se o desenvolvimento do tema com objetividade a partir da escolha de um problema pontual para o qual seja possível propor ações concretas.

2º§: espera-se que haja a tentativa de se persuadir o prefeito quanto à gravidade do problema anteriormente citado por meio de recursos como a descrição de circunstâncias que o ilustrem, ou a apresentação de consequências positivas ou negativas relacionadas à hipotética resolução ou não do problema abordado.

3º§: espera-se a apresentação de propostas concretas que apontariam para a solução ou abrandamento do problema apresentado.

4º§: Despedida cortês e assinatura.

Obs.:

1º - Devem-se evitar elogios ou acusações, bem como um posicionamento agressivo quanto ao tema.

2º - Não referir-se de maneira ufanista ou elogiosa à cidade como, por exemplo: nossa querida Cuiabá.

3º - Evitar argumentar com superficialidade ou sobre mais de um problema, tampouco escrever como um grande conhecedor do assunto, valendo-se de termos muito técnicos. Não assentar a tese sobre argumentos vagos e abstratos próprios ao senso comum.

4º - Evitar uma conclusão meramente expositiva.

5º - O uso de exemplos práticos contribui para o caráter persuasivo do texto, assim como uma conclusão que apresenta propostas com ações concretas.

6º - Ao abordar-se um tema, deve-se ter em mente que todo assunto liga-se a palavras-chave e temas que obrigatoriamente precisam ser citados.


 
Proposta elaborada por Leonardo

Nenhum comentário:

QUIZ: POR QUE OU POR QUÊ?

Havendo dificuldade em visualizar o quiz, clique no link abaixo: