Postagem em destaque

PROPOSTAS E MODELOS PARA ENEM

TODAS AS PROPOSTAS E MODELOS RELACIONADOS NESTA POSTAGEM SÃO DO AUTOR DO BLOG E NÃO PODEM SER COMERCIALIZADOS EM MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL ...

22 de ago. de 2008

Parágrafo

Antes de falarmos de parágrafo, falemos de tópico frasal.

Tópico frasal é a oração que introduz a idéia central a ser desenvolvida em um parágrafo (GARCIA, 1988: 206). O tópico frasal designa um ou dois períodos curtos iniciais que contêm a idéia-núcleo do parágrafo em texto dissertativo, descritivo ou narrativo.

Por exemplo:

Texto narrativo:

As meninas do vôlei receberam a recompensa por seus esforços: merecidamente ganharam o ouro para o Brasil. A conquista se deu hoje (23/08/2008), depois de jogos bastante disputados, dentre eles contra a seleção da Itália (sempre fortíssima adversária) e a finalista seleção dos E.U.A. Nota-se, portanto, que a vitória do vôlei feminino brasileiro se assenta sobre grandes méritos. (exemplo do tio Leo)

Observe este outro exemplo sobre o mesmo assunto, publicado pela Veja on-line, no dia 23 de agosto de 2008:

"Após ter chegado perto do título nas três Olimpíadas anteriores, a seleção brasileira de vôlei feminino enfim conquistou a medalha de ouro olímpica neste sábado, em Pequim."(...)

Texto descritivo:

Uma faixa acinzentada divide o horizonte cobrindo os prédios, casas e ruas com seu ar asfixiante e nocivo; já, uma faixa mais azulada, superior, traz-nos um indício de como deveria ser e era, antes dos automóveis e fábricas, a capital paulista vista da Pedra Grande, no Parque Estadual da Cantareira. Os grandes centros urbanos, de uma maneira geral, oferecem imagens bastante semelhantes a essa. (exemplo do tio Leo)

Observe este outro exemplo tirado do site Brasil Escola:

"O dióxido de carbono CO2 é produzido a partir da queima de combustíveis fósseis usados em veículos automotores movidos à gasolina e óleo diesel. Esse não é o único agente que contribui para emissão de gases, existem outros como as queimadas em florestas, pastagens e lavouras após a colheita."

Texto dissertativo:

Ser feliz ou não independe somente do sucesso financeiro. Boa prova disso é haver ricos infelizes e pobres esbanjando vitalidade e alegria.

Obeserve este exemplo sobre o mesmo tema, no site A Página da Educação:

"Felicidade, segundo Jean-Jacques Rousseau, é um estado permanente que não parece ter sido feito, aqui na terra, para o homem. Na terra, tudo vive num fluxo contínuo que não permite que coisa alguma assuma uma forma constante. Tudo muda à nossa volta. Nós próprios também mudamos e ninguém pode estar certo de amar amanhã aquilo que hoje ama. É por isso que todos os nossos projectos de felicidade nesta vida são quimeras."

Como é possível perceber, o tópico frasal determina aquilo que vai ser tratado no parágrafo, bem como o enfoque dado ao tema escolhido.

Parágrafo, portanto, é a unidade formada por um tópico frasal e as idéias que se ligam intrinsicamente a ele. Os exemplos acima são todos de parágrafos que têm destacados os tópicos frasais que os originam.

Nos textos dissertativos, a tese defendida tradicionalmente aparece no primeiro tópico frasal. Comumente, nos meios jornalísticos o título da matéria reaparece como idéia-núcleo de seu primeiro parágrafo.

Deixe seu parágrafo aqui...

2 comentários:

Anônimo disse...

Morreu hoje em um trágico acidente José Raimundo Guimarães presidente dos Estados Unidos da América. Por volta as 18 horas (horário de Brasília) o carro onde se encontrava o presidente José Raimundo foi atingido por um caminhão que transportava abacaxis em alta velocidade.

Leonardo disse...

Juliana, seu tópico frasal está perfeito, jornalístico. No entanto há uma regra de pontuação que deve ser observada, a do aposto.
Além disso, evite repetir termos já empregados.
Obverve então a correção:

Morreu hoje, em um trágico acidente, José Raimundo Guimarães , presidente dos Estados Unidos da América. Por volta das 18 horas (horário de Brasília), o carro onde se encontrava foi atingido por um caminhão que transportava abacaxis em alta velocidade.

Quanto ao nome do presidente dos EUA, sem comentários...

p.s.: foram colocadas algumas vírgulas que não são obrigatórias, mas destacam adjuntos adverbiais que são importantes na notícia. São os adjuntos que indicam como e quando.
Talvez fosse interessante também mencionar o motivo de estar no carro.
Outra coisa, repare que em "caminhão que transportava abacaxis em alta velocidade" há duplo sentido. Talvez ficasse melhor "caminhão em alta velocidade que transportava abacaxis"

QUIZ: POR QUE OU POR QUÊ?

Havendo dificuldade em visualizar o quiz, clique no link abaixo: