Postagem em destaque
PROPOSTAS E MODELOS PARA ENEM
TODAS AS PROPOSTAS E MODELOS RELACIONADOS NESTA POSTAGEM SÃO DO AUTOR DO BLOG E NÃO PODEM SER COMERCIALIZADOS EM MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL ...
18 de ago. de 2008
Rubéola
Observe o folheto a seguir (clique sobre a imagem):
Agora analise:
1- Considerando os elementos estéticos visuais que compõem o folheto (cor, forma, fotografia) e pensando a respeito do público-alvo dessa campanha, responda qual é a reação esperada pelo emissor da mensagem e qual é a função desempenhada por cada um desses elementos.
2- Quais funções da linguagem (poética, conativa, fática, emotiva, referencial) são utilizadas nesse folheto? Aponte seu uso e justifique sua resposta.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
QUIZ: POR QUE OU POR QUÊ?
Havendo dificuldade em visualizar o quiz, clique no link abaixo:
4 comentários:
Resposta possível:
A imagem desse folheto foi elaborada tendo como inspiração os Jogos Olímpicos de 2008, na China. O emissor (Ministério da Saúde) busca chamar a atenção de seu público-alvo se aproveitando dos "traços estéticos" ligados às Olimpíadas de Pequim. Faz, portanto, referência a uma equipe que precisa trabalhar unida para conquistar uma grande vitória, no caso dos jogos olímpicos, a equipe brasileira, no caso da campanha contra a rubéola, todos os brasileiros com o perfil indicado no folheto (pessoas entre 20 e 39 anos).
Por esse motivo há inicialmente uma foto contendo pessoas que servem como diferentes referências para os brasileiros com essa faixa etária, vestindo uma mesma "camisa", como um time, e segurando uma bandeira em que está escrito o mote da campanha. Há ainda a impressão de que estão em um enorme ginásio. Essa impressão é provocada sobretudo pela iluminação descrita na fotografia e uma arquibancada de fundo.
As cores vermelha e amarela são simbólicas, são as cores oficiais da China e símbolo das olímpiadas deste ano de 2008.
Como é comum a campanhas e propagandas, utiliza-se a função apelativa da linguagem, como se a mensagem ou o próprio folheto tivesse sido feito especialmente para aquele que o pega. Por exemplo: "Procure o posto de vacinação...", "Tire suas dúvidas...".
Como tomar vacina não parece ser algo muito agradável, no verso do folheto é dada uma explicação a respeito da rubéola e a importância dessa campanha. Para isso é utilizada outra função da linguagem, a função referencial ou também chamada denotativa.
Pode-se concluir, portanto, que a construção estética do folheto visa primeiramente a chamar a atenção do receptor, para então informá-lo de forma a convencê-lo a participar da campanha.
Resposta a primeira questão:
Acredito que cor, a fotografia usada e forma como está descrito o texto tem por função chamar a atenção do público alvo da campanha.
A cor vermelho por ser uma cor quente chama a atenção para a visualização do cartaz, associado a imagem de artistas (com idades variadas) de diferentes segmentos. Artistas estes que tem grande influência no público alvo da campanha.
A foto em si é também convidativa, pois eles estão sorrindo como se fosse uma torcida ou "todos unidos por uma causa".
A reação esperada é o mobilização de pessoas para a vacinação.
Resposta a segunda questão:
Acredito (não sei dizer a classificação exata da função)que o o título "Brasil livre da Rubéola" tem a função de ser enfático, a palavra livre na minha opinião tem um "poder persuasivo" porque ninguém que ficar doente, então é como se fosse assim a mensagem "seja vacinado e fique LIVRE da Rubéola"
Juliana,
fiz algumas correções no corpo de seu texto. Quanto ao conteúdo, para quem não tem estudado, está muito bom. Porém seria melhor se você lesse o exemplo do 1º comentário.
Bom, vamos às correções:
Resposta à primeira questão:
Acredito que A cor, a fotografia usada e A forma como está Escrito o texto TÊM por função chamar a atenção do público-alvo da campanha.
A cor vermelhA, por ser uma cor quente, chama a atenção para a visualização do cartaz, associado À imagem de artistas (com idades variadas) de diferentes segmentos SOCIAIS. Artistas estes que TÊM grande influência SOBRE O público- alvo da campanha.
A foto em si é também convidativa, pois eles estão sorrindo como se FORMASSEM uma torcida ou COMO SE ESTIVESSEM "todos unidos por uma causa".
A reação esperada é o mobilização de pessoas para a vacinação.
----------------------------------
QUANTO À SUA SEGUNDA RESPOSTA, O IDEAL É CONSULTAR EM UMA BOA GRAMÁTICA A DEFINIÇÃO E OS TIPOS DE FUNÇÕES DE LINGUAGENS.
PARABÉNS PELO ESFORÇO!
Postar um comentário