Metalinguagem ocorre quando determinada linguagem, seja ela, por exemplo, escrita, visual ou sonora faz referência a si mesma ou a outra linguagem. A palavra tratando a palavra, como no dicionário e na gramática, ou o poema tratando sobre a palavra, poesia; ou um poeta escrevendo sobre o Poeta; uma ciência explicando a própria ciência são exemplos de metalinguagem por excelência.
Abaixo há alguns exemplos de metalinguagem em que a pintura, a fotografia, a palavra e alguns de seus agentes, como o pintor e o fotógrafo, fazem referências a si explícita ou implicitamente (como no caso das mãos de Escher mais abaixo retratadas) e aos instrumentos particulares de cada uma das artes em questão.
Observe as imagens abaixo e repare que em algumas delas há mais de um elemento metalinguístico.






10 comentários:
Os exemplos de metalinguagem me ajudaram bastante para um trabalho, no qual pedia exemplos como estes.
Super interessante a metalinguagem apresentada nestas imagens.
Obrigada!
Obrigado pela mensagem!
Disponha,
Leonardo
PROCUREI EM VÁRIOS SITES ALGUNS EXEMPLOS DE METALINGUAGENS, MAS ESTE É O MAIS COMPLETO E COMPLEXO QUE ENCONTREI... REALMENTE MUITO BOM!
Em primeiro lugar eu queria parabenizá-lo pela iniciativa de usar a internet como ferramenta para facilitar o ensino e depois eu quero agradecer pois estas informações ajudaram muito no meu trabalho de portguês. Obrigada : )
Adorei sua explicação,agora eu consegui realmente visualizar o que é de fato a metalinguagem. Obrigada.
Gostei muito!! Valeu...
Parabéns pelo trabalho, muito bom, sou professora e sempre busco algo para enriquecer meu trabalho em sala de aula, encontrei muitas ideias interessantes, até vou seguí-lo, pois assim estarei sempre perto de você.Que Deus te abençoe!
Seja bem-vinda!!
Fico feliz que o blogue tenha sido útil.
Abraços!
Leonardo
Mt bom
São figuras extremamente inspiradoras nao tinha nem ideia o que seria megera linguagem obrigada
Postar um comentário