O TEMA DAS PROPOSTAS DE REDAÇÃO É: “INOVAR: UMA NECESSIDADE ÀS
VEZES INCONVENIENTE ”.
Para desenvolvê-lo, você deverá escolher entre a PROPOSTA 1
ou a PROPOSTA 2.
Leia, portanto, os textos de apoio. Eles devem servir-lhe
como inspiração para desenvolver uma das propostas, no entanto não deverão ter
o conteúdo transcrito em seu texto.
Texto I
A inspiração é o processo de sugar o ar para dentro do
organismo, para então liberá-lo para fora do corpo, por meio da expiração.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Inspira%C3%A7%C3%A3o
Texto II
Sonho de Ícaro
Voar, voar
Subir, subir
Ir por onde for
Descer até o céu cair
Ou mudar de cor
Anjos de gás
Asas de ilusão
E um sonho audaz
Feito um balão...
(...)
O que sai de mim
Vem do prazer
De querer sentir
O que eu não posso ter
O que faz de mim
Ser o que sou
É gostar de ir
Por onde ninguém for...
(...)
http://letras.terra.com.br/biafra/44571/
Texto III
Professores e gestores previsíveis, e os inovadores
Na educação, como em qualquer outro campo profissional,
encontramos muitos professores e gestores - provavelmente a maioria - que
realizam um bom trabalho, que fazem cursos para avançar na carreira, que
procuram se atualizar. Quando observamos com mais atenção, depois de uma
primeira etapa de pesquisa e experimentação, costumam aperfeiçoar um modelo
básico de ensino ou de gestão, com pequenas variáveis e adaptações a cada
situação. Cada vez mais repetem os mesmos métodos, os mesmos procedimentos,
permanecem na zona de conforto. São previsíveis. Uns são previsíveis de forma
competente, enquanto outros são simplesmente previsíveis.
Junto com os professores e gestores previsíveis, encontramos
um bom grupo de profissionais acomodados, que estão na educação porque precisam
sobreviver de alguma forma, mas que utilizam todos os subterfúgios para não
mudar, para fazer o mínimo indispensável, para ir tocando a vida sem muitos
sobressaltos. A educação é um campo propício para acomodações. Na educação
pública, o sistema de concursos atrai muitas pessoas que priorizam a segurança,
o futuro garantido e se especializam em encontrar atalhos para progredir na
carreira, nem sempre com bom desempenho profissional. Alguns estão em contagem
regressiva, contando os anos ou meses para a aposentadoria. Muitos destes
profissionais são um peso para as instituições, atrasam as mudanças, são contra
inovações, desqualificam os jovens que tentam algo novo, chamando-os de
idealistas que logo serão cooptados. Alguns estão em cargos de poder e os
utilizam para sufocar qualquer tentativa de inovação.
Existem profissionais que têm dificuldades circunstanciais
ou permanentes. Circunstanciais, quando atravessam períodos de depressão, ou de
problemas pessoais que se refletem na atuação profissional. Mas existem alguns
com dificuldades mais profundas, pessoas que se fecham, que não se relacionam
bem, que são violentos ou descontrolados por pequenas provocações ou
discordâncias. Há profissionais centrados em si mesmos, que não se colocam na
perspectiva dos outros, especificamente dos alunos (estes precisam adaptar-se
aos mestres). Existem alguns profissionais com posturas éticas reprováveis, que
se valem do seu cargo para conseguir vantagens financeiras, sexuais ou de
intimidação psicológica de vários níveis. E muitos permanecem nas instituições
durante muitos anos sem serem advertidos ou questionados e atrasam
profundamente as mudanças necessárias.
Nas instituições existem, felizmente, profissionais
humanistas criativos, inovadores, pró-ativos, que tentam modificar processos,
fazer novas experiências, que não se conformam com a mesmice, que estão dispostos
sempre a aprender e a avançar. Quanto mais apoio têm, mais rapidamente evoluem
e conseguem ajudar a modificar a instituição. Muitas vezes sentem-se em
minoria, subaproveitados, marginalizados. (...) Costumam demorar um pouco para
serem reconhecidos, às vezes, anos. Os inovadores pagam um preço pela ousadia.
Mas se permanecem na atitude inovadora, se sabem comunicá-la aos demais e se
conseguem apoio político, conseguem ser reconhecidos e obtêm melhores posições
e resultados.
É importante perceber que as pessoas não nascem
necessariamente inovadoras ou conservadoras. Pessoas certinhas durante muitos
anos podem sentir-se pressionadas interna ou externamente a mudar e a assumir
novos posicionamentos, embora também testemunhemos o contrário: profissionais
que são pró-ativos e inovadores durante alguns anos e que depois se desencantam
e desistem. Enquanto alguns, na fase adulta e na velhice, seguem evoluindo e
inovando, outros, parece que se encolhem, que desanimam, que não acreditam mais
e se fecham, refluem, se desmotivam. É um mistério como pessoas que tiveram as
mesmas oportunidades profissionais, que fizeram carreiras iguais, assumem ao
longo da vida posturas tão diferentes e com resultados de realização pessoal e
profissional tão antagônicos.
Hoje precisamos urgentemente de muitos profissionais
humanistas inovadores, que tragam contribuições, motivação e esperança, com as
quais possamos contar para novos projetos e desafios. Estamos numa fase de
grandes mudanças e não podemos demorar demais para aprender a implementá-las.
Por isso é tão importante investir em uma educação humanista, de qualidade, que
valorize os inovadores e os criativos.
Adaptado de José Manuel Moran, in:
http://www.eca.usp.br/prof/moran/previsiveis.htm
Escolha uma das propostas a seguir.
PROPOSTA 1
Elabore uma RESPOSTA ARGUMENTATIVA entre 8 e 15 linhas para
a pergunta: A inovação é algo positivo para a sociedade?
PROPOSTA 2
Inspirando-se na leitura da coletânea, escreva uma
DISSERTAÇÃO entre 15 e 30 linhas, desenvolvendo o tema sugerido. Dê um título à
sua dissertação.
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