Postagem em destaque

PROPOSTAS E MODELOS PARA ENEM

TODAS AS PROPOSTAS E MODELOS RELACIONADOS NESTA POSTAGEM SÃO DO AUTOR DO BLOG E NÃO PODEM SER COMERCIALIZADOS EM MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL ...

7 de jun. de 2012

Repertório: RIO+20


ENTENDA UM POUCO SOBRE A RIO+20

Em 1992, ocorreu, na cidade do Rio de Janeiro, a chamada ECO-92, conferência da ONU destinada a discutir a desejável e inadiável associação entre desenvolvimento e preservação do meio ambiente. Desse encontro resultaram  decisões revertidas em importantes instrumentos da política mundial, entre eles, a Convenção sobre a Mudança do Clima, que, por sua vez, originou o Protocolo de Kyoto e a Agenda 21.

Por esse motivo, no final dos anos 1990, representantes das nações mais ricas assinaram o Protocolo de Kyoto, ratificado somente em 2005, sem a participação dos EUA. Por meio dele, estabeleceram-se regras acerca da emissão de gases agravantes do efeito estufa, como CO2 (tese hoje combatida por alguns membros da comunidade científica que alegam que o excesso de gás carbônico, embora seja prejudicial nos centros urbanos, não guarda relação com o aquecimento global). Os países signatários responsabilizaram-se por reduzir a emissão de gases poluentes em uma média de 5% entre os anos de 2008 e 2012. Resultado: a primeira fase chegou ao fim, no entanto sem ser cumprida.

Também durante a ECO-92, criou-se a chamada Agenda 21, definindo as prioridades mundiais para o século XXI. Esta também não se revelou muito eficiente, pois, segundo constatação da própria ONU, o mundo consome atualmente 50% a mais do que 25 anos atrás (deve-se considerar, contudo, o aumento das populações). Ademais, as nações mais ricas não modificaram seus modelos econômicos, enquanto as emergentes elevaram seus índices de consumo.

Neste contexto é que, em junho de 2012, a RIO+20 dialoga com a ECO-92, com a finalidade de que os 193 países membros façam um levantamento sobre os resultados da Agenda 21, procurando propor novas medidas e esforços em favor do desenvolvimento sustentável. Portanto, o tema que norteia todas as discussões apresentadas a seguir é: SUSTENTABILIDADE.

Referência: Guia do Estudante 2012 – Atualidades.

Embora apresentemos essas informações com base na bibliografia indicada, gostaríamos de destacar que existem controvérsias em relação ao que é afirmado sobre a Agenda 21 e a aparente ineficácia da ECO-92, bem como informações complementares quanto à ratificação do Protocolo de Kyoto.  


PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO DOS TEMAS DA RIO+20

1º - Atores interessados, acadêmicos e especialistas de diversas áreas e variada experiência trocaram ideias e elaboraram propostas para melhorar o planeta.

2º- Então, um conjunto de 100 recomendações concretas foram elaboradas e refinadas.

3º- “Seu voto” – participação do público geral, a fim de eleger quais seriam os temas prioritários no evento.

4º- Rio+20 - Em junho de 2012, discussão das recomendações durante os Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável, das quais 30 serão escolhidas para ser transmitidas diretamente aos líderes mundiais e tomadores de decisão reunidos na Rio+20.

TÓPICOS QUE CONTÊM 10 OUTROS TÓPICOS CADA

Abaixo estão os 10 tópicos dos Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável, ou Diálogos da Rio+20, cada um contendo 10 recomendações.

1- Segurança alimentar e nutricional
2- A economia do desenvolvimento sustentável, incluindo soluções sustentáveis de padrões de consumo
3- Cidades sustentáveis e inovações
4- Desemprego, trabalho decente e migrações
5- Oceanos
6- Florestas
7- Desenvolvimento sustentável para o combate à pobreza
8- Energia sustentável para todos
9- Desenvolvimento sustentável como resposta às crises econômicas e financeiras
10- Água

Para votar e saber mais:

2 comentários:

Beatriz Fagundes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Beatriz Fagundes disse...

Teacher! não tem nada a ver com o texto acima, é só uma matéria que li no site que minha mãe trabalha e que curti muito, principalmente pelo vocabulário do autor... dá uma conferida aí http://www.hipernoticias.com.br/TNX/conteudo.php?sid=174&cid=14821&utm_source=twitterfeed&utm_medium=facebook
abraços, Bea!

QUIZ: POR QUE OU POR QUÊ?

Havendo dificuldade em visualizar o quiz, clique no link abaixo: