Postagem em destaque

PROPOSTAS E MODELOS PARA ENEM

TODAS AS PROPOSTAS E MODELOS RELACIONADOS NESTA POSTAGEM SÃO DO AUTOR DO BLOG E NÃO PODEM SER COMERCIALIZADOS EM MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL ...

4 de nov. de 2012

Enem 2012


"Movimento imigratório para o Brasil no séc. XXI" - este foi tema da redação do Enem deste ano. Que decepção!

Embora tenha lido o comentário de alguns professores de geografia que exaltam a escolha do tema deste ano, tenho meus motivos para contestá-la. Não porque o assunto não tenha relevância, pelo contrário, é atual e bastante sério; haja vista a situação dos haitianos que chegam aos montes no país, dos bolivianos que trabalham em alguns casos até como escravos em confecções clandestinas no Brás - região central de São Paulo -, e de chineses e coreanos, que também chegam à região sudeste para trabalhar com o comércio de roupas e eletrônicos, fora a conhecida questão dos angolanos. Contudo, meu questionamento se deve ao fato de que, durante este ano, o assunto teve pouca repercussão na mídia, o que sem dúvida nenhuma prejudica os participantes do Enem, uma vez que compromete a qualidade do repertório, argumentos e propostas a serem apresentados na dissertação.
Neste ano me recordo de ter visto esse tema abordado sem muita ênfase apenas duas vezes. A primeira, no Le Monde, no qual um artigo tratava sobre a política imigratória do Brasil no caso dos haitianos; a segunda, em uma reportagem da Globo, também tratando dos haitianos que chegam ao Brasil. 
Em contrapartida, outros temas que ganharam merecida notoriedade no decorrer do ano foram ignorados. Entre eles: o aprimoramento das instituições democráticas, a relevância do voto, o Código Florestal, a Rio+20, os problemas de infraestrutura das cidades, o impacto gerado pelos preparativos para a Copa e para as Olimpíadas, além de outros assuntos interligados com esses eixos temáticos.
Considero, portanto, que esse fato poderia receber mais atenção na hora de se formular a proposta da prova. Mas, críticas à parte, o tema é legítimo.
Aos que fizeram a prova, resta o consolo de que a proposta foi a mesma para todos.
Boa sorte aos participantes!

Nenhum comentário:

QUIZ: POR QUE OU POR QUÊ?

Havendo dificuldade em visualizar o quiz, clique no link abaixo: