Postagem em destaque

PROPOSTAS E MODELOS PARA ENEM

TODAS AS PROPOSTAS E MODELOS RELACIONADOS NESTA POSTAGEM SÃO DO AUTOR DO BLOG E NÃO PODEM SER COMERCIALIZADOS EM MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL ...

27 de nov. de 2014

MODELO DE CARTA ARGUMENTATIVA

Londrina, 26 de novembro de 2014.
                        
                        Prezado sr. prefeito Alexandre Kireff,
               não é difícil notar que nos últimos anos a quantidade de veículos particulares têm aumentado em nossa cidade. Por esse motivo, algumas vias importantes de Londrina são marcadas por congestionamentos que alongam o período de duração do trajeto bairro-centro e vice-versa, entre 10 e 15 minutos a mais do que o comum - isso obviamente nos principais horários de fluxo. Não bastasse esse contratempo, tornaram-se mais frequentes acidentes envolvendo motociclistas que transitam nos estreitos espaços entre os carros presos em longas filas de engarrafamento.
                     Como se sabe a partir do que tem ocorrido em muitas capitais do país, a tendência é que essa situação piore consideravelmente ao longo dos próximos anos. Ignorar, portanto, a relevância de planejamento e ações práticas para solucionar o problema do trânsito em nossa cidade pode ser desastroso. Gostaria, portanto, de destacar algumas ações já conhecidas e aplicadas com sucesso em algumas partes do mundo.
                      A primeira diz respeito a uma reivindicação antiga dos londrinenses: a substituição das rotatórias por semáforos que privilegiem o fluxo intenso das principais vias. A segunda, talvez mais difícil, concerne à revisão dos contratos das empresas de ônibus, com o intuito de que forneçam veículos com mais conforto e em maior quantidade. Assim, será possível atender com mais agilidade os usuários, tornando o transporte público mais atrativo, inclusive para quem já possui carro.
                       Sem dúvida, prezado prefeito, medidas mais imediatas como essas seriam muito bem-vindas, sobretudo se somadas à ampliação dos corredores de ônibus, à construção de ciclovias e ao estudo de reformulação do Plano Diretor de Londrina, com vistas a, em médio e longo prazos, prever a adoção de VLTs - Veículos Leves sobre Trilhos - na cidade..
Certo de que contarei com sua especial atenção, Cidadão Londrinense

Um comentário:

Anoush Alexnder disse...

No doubt, dear mayor, more immediate measures as these would be very welcome, especially if coupled with the expansion of bus lanes, the construction of bike paths and study to recast the Master Plan of Londrina, in order to, in the medium and long deadlines, provide for the adoption of VLTs - Light Rail Vehicles - in the city ..

QUIZ: POR QUE OU POR QUÊ?

Havendo dificuldade em visualizar o quiz, clique no link abaixo: