Postagem em destaque

PROPOSTAS E MODELOS PARA ENEM

TODAS AS PROPOSTAS E MODELOS RELACIONADOS NESTA POSTAGEM SÃO DO AUTOR DO BLOG E NÃO PODEM SER COMERCIALIZADOS EM MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL ...

29 de out. de 2016

MODELO ESTILO ENEM: EDUCAÇÃO

MODELO ESTILO ENEM: EDUCAÇÃO     

Por um Brasil coreano

        No que diz respeito à Educação, costuma prevalecer a ideia geral de que, com professores bem pagos e mais escolas construídas, a qualidade do ensino público no país tenderia a melhorar. Essa forma de pensar naturalmente é compreensível, entretanto seria leviano desconsiderar que a formação e o empenho do profissional dessa área são requisitos mais do que essenciais para haver uma mudança significativa da realidade educacional no Brasil.
        Assim sendo, diante da precariedade das escolas, dos problemas sociais enfrentados por muitos alunos e da incapacidade dos professores em lidar com a desafiadoras demandas que envolvem seu cotidiano profissional, torna-se imprescindível conhecer melhor o conjunto de ações que precisam ser tomadas com vistas a elevar o nível de formação escolar dos alunos dos ensinos básico, fundamental e médio, a fim de que tenham condições de ingressar sem defasagens no ensino superior.
        Um exemplo clássico de que isso seja possível pode ser observado com o ocorrido na Coreia do Sul a partir de 1980, quando o governo sul-coreano decidiu investigar os problemas no ensino de seu país para então traçar estratégias de ação e de Políticas de Estado. Desse modo, transformou um ensino - proporcionalmente equivalente ao do Brasil de então - em uma referência mundial de qualidade a ser, inclusive, copiada por outras nações. O analfabetismo foi substituído por dignidade, e o subdesenvolvimento, por oportunidades de progresso.
        Conforme esse modelo, portanto, conheceu-se uma promissora receita.  Inicialmente o Ministério da Educação com os estados e municípios devem pesquisar as demandas específicas de cada região do país e traçar metas para melhoria do ensino. A partir de então, precisam elaborar políticas públicas para investir, sobretudo, na formação de professores e educadores, incentivando a prática da profissão com níveis de excelência. Somado a isso, obviamente é importante melhorar a remuneração desses profissionais. Assim, certamente haverá em desenvolvimento social e econômico para o Brasil.
       
           


Nenhum comentário:

QUIZ: POR QUE OU POR QUÊ?

Havendo dificuldade em visualizar o quiz, clique no link abaixo: