Postagem em destaque

PROPOSTAS E MODELOS PARA ENEM

TODAS AS PROPOSTAS E MODELOS RELACIONADOS NESTA POSTAGEM SÃO DO AUTOR DO BLOG E NÃO PODEM SER COMERCIALIZADOS EM MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL ...

23 de fev. de 2017

MODELOS DE CARTA PESSOAL - APROPRIAÇÃO CULTURAL

MODELO CRITICANDO ANITTA


Londrina, 22 de fevereiro de 2017.
   Meu bom e velho Antônio,
   Como vai, meu amigo? Você ficou sabendo da última polêmica envolvendo a Anitta, sua cantora predileta? Pois é, ela foi acusada de apropriação cultural por usar dreadlocks em um programa de TV.
   Sei que você pode ficar chateado, mas acredito que, nesse caso, a Anitta, apesar de poder, não deveria ter usado esse tipo de penteado. Explico: embora nem todos saibam, os dreadlocks, no Brasil, quando utilizados por pessoas negras, servem como símbolo de resistência cultural, uma vez que representam uma estética que confronta os padrões da cultura dominante. Sendo assim, deixam de ser um simples penteado para se tornarem algo com um significado muito mais profundo.
   Por esse motivo, quando alguém com notoriedade na mídia, como é o caso da Anitta, se utiliza de um símbolo como esse somente por uma questão estética, os dreads se esvaziam de sentido, o que caracteriza a chamada apropriação cultural.
  Sabendo disso, será que ela deveria ter usado esse penteado?
  Gostaria muito de saber sua opinião, meu amigo. Um grande abraço!
Amigo


MODELO DEFENDENDO ANITTA


Londrina, 22 de fevereiro de 2017.
   Meu bom e velho Antônio,
   Como vai, meu amigo? Você ficou sabendo da última polêmica envolvendo a Anitta, sua cantora predileta? Pois é, ela foi acusada de apropriação cultural por usar dreadlocks em um programa de TV.
   Para mim, parece um grande exagero, pois, apesar de não podermos negar que não só no Brasil, mas no mundo todo ocorre o esvaziamento de significado de elementos culturais de minorias quando estes são apropriados pela cultura de massa dominante, o caso da Anitta é bastante diferente.
   Sabe, Antônio, é importante lembrar que nosso país é marcado pela miscigenação de raças e culturas de diferentes matrizes, o próprio carnaval é um ótimo exemplo disso. Para irmos mais além, podemos citar ainda a capoeira e as religiões afro-brasileiras, as quais misturam elementos do Catolicismo com manifestações africanas de religiosidade. Em uma realidade como essa, como poderíamos julgar a Anitta, que nem se considera branca?
   Meu amigo, gostaria muito de saber sua opinião sobre o assunto. Um grande abraço!
Amiga







Nenhum comentário:

QUIZ: POR QUE OU POR QUÊ?

Havendo dificuldade em visualizar o quiz, clique no link abaixo: