Postagem em destaque

PROPOSTAS E MODELOS PARA ENEM

TODAS AS PROPOSTAS E MODELOS RELACIONADOS NESTA POSTAGEM SÃO DO AUTOR DO BLOG E NÃO PODEM SER COMERCIALIZADOS EM MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL ...

16 de fev. de 2017

PROPOSTAS 2 - 2017

PROPOSTAS 2 – TEMA: SÍNDROME DE PETER PAN        



                  

Síndrome de Peter Pan

Por mais que ainda não seja reconhecida pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), a Síndrome de Peter Pan é um termo na psicologia desde a década de 1980, quando o Dr. Dan Kiley lançou o livro The Peter Pan Syndrome: Men Who Never Grown Up (no português apenas com o título Síndrome de Peter Pan).
Apesar de essa síndrome não afetar diretamente a saúde do indivíduo, é assim considerada por interferir e causar prejuízos no comportamento, nas relações interpessoais e na qualidade de vida do sujeito.
A síndrome é bem mais frequente em homens, mas pode ocorrer em mulheres também. O acometido, assim como Peter Pan, se recusa a crescer. São homens e mulheres que apresentam comportamentos de meninos e meninas. Basicamente, mesmo depois de pais, continuam representando o papel de filhos. Esses comportamentos imaturos se apresentam em aspectos psicológicos, sociais e até sexuais. São comuns também sinais de comportamentos narcisistas, dependência financeira e emocional, irresponsabilidade e rebeldia.
Esses sintomas são prejudiciais, pois criam uma grande dificuldade de encontrar um relacionamento amoroso estável ou dedicação ao trabalho. Os relacionamentos costumam dar certo quando indivíduos com essa síndrome se relacionam com pessoas com Complexo de Wendy, que é a pessoa que faz o papel de mãe em todos os seus relacionamentos, até os amorosos. Esse relacionamento costuma dar certo devido à conveniência de um representar o papel de criança e o outro de mãe.
Em resumo, então, os acometidos por essa síndrome são, em sua maioria, homens com mais de 30 anos, dependentes financeiramente, irresponsáveis e com baixa autoestima, incapazes de cuidar ou de proteger outra pessoa e que necessitam de grande atenção e cuidado de seus familiares.
(...)

O QUE CAUSA ESSA SÍNDROME?

As causas da Síndrome de Peter Pan são várias. Advêm de fatores culturais, sociais e até familiares. Mas existe, é claro, alguns fatores de risco, como uma educação extremamente permissiva por parte dos pais, que faz com que a criança, ao virar adulto, ainda não tenha desenvolvido a noção de responsabilidade. Assim, a implementação de limites no processo de criação pode ser compreendida até como um fator de prevenção a essa síndrome. Outros fatores de criação que impedem que a criança se desenvolva de forma saudável são muito relevantes, já que o portador dessa síndrome sofre basicamente de um bloqueio na maturidade emocional.

O QUE FAZER?

De modo preventivo é importante uma criação que permita o desenvolvimento emocional da criança. Isso é, os pais não devem ser permissivos, negligentes ou superprotetores, ao fazerem tudo pela criança de modo a evitar que ela desenvolva autonomia.
Quando a pessoa já sofre com a síndrome, o ideal é buscar a psicoterapia, por meio da qual será trabalhado um processo de autoconhecimento que ajudará o indivíduo a passar da fase infantil para a adulta.



PROPOSTA 1

Inspirado no assunto abordado nos dois textos de apoio, produza um RELATO sobre um(a) jovem que apresente as características atribuídas à chamada síndrome de Peter Pan.
Considere que seu texto fará parte de uma reportagem.
Utilize entre 6 e 8 linhas.

PROPOSTA 2

Imagine-se na situação de alguém que recebeu um parente em casa para passar alguns meses. Contudo, por ele apresentar certas atitudes próprias à síndrome de Peter Pan, a presença dele tem se tornado praticamente inviável. Por esse motivo, você resolveu desabafar com um amigo, escrevendo-lhe uma carta na qual você descreverá as atitudes que mais o incomodam e suas impressões sobre as causas desses comportamentos indesejados.
Sua CARTA PESSOAL deverá ser escrita entre 15 e 20 linhas, desconsiderando-se a estrutura.

PROPOSTA 3

Produza um ARTIGO DE OPINIÃO sobre o assunto abordado nos textos de apoio. Trabalhe com a ideia de como essa síndrome gera problemas não só a seus portadores como às pessoas que se envolvem com eles.
Seu texto deverá ser escrito entre 20 e 25 linhas.




Nenhum comentário:

QUIZ: POR QUE OU POR QUÊ?

Havendo dificuldade em visualizar o quiz, clique no link abaixo: