Postagem em destaque

PROPOSTAS E MODELOS PARA ENEM

TODAS AS PROPOSTAS E MODELOS RELACIONADOS NESTA POSTAGEM SÃO DO AUTOR DO BLOG E NÃO PODEM SER COMERCIALIZADOS EM MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL ...

23 de mar. de 2017

MODELO DE CARTA ABERTA: PÓS-VERDADE

MODELO DE CARTA ABERTA – PÓS-VERDADE

Carta Aberta ao Facebook

            Prezado presidente do Facebook no Brasil,
            Diante de reiteradas ocorrências relacionadas à propagação de informações caluniosas e difamatórias por meio do Facebook, de modo a envolver pessoas, empresas e instituições, gostaria de chamar a atenção para as questões éticas que, certamente, dizem respeito à atuação dessa empresa no país.
            Como é de conhecimento geral, são raríssimas as restrições dessa rede social acerca da política de compartilhamento de conteúdo, de tal forma que informações de fontes duvidosas rapidamente propiciam situações que vão desde o cyberbullying, passando por pessoas que são agredidas injustamente, até o boicote a empresas cujos negócios são amplamente prejudicados. Não fosse o bastante, algo que contribui para agravar ainda mais a condição do alvo dessas calúnias é o fenômeno que se popularizou com o nome de pós-verdade, ou seja, o caso de uma falácia que, mesmo desmentida, ganha força de verdade ou, no mínimo, coloca em dúvida fatos verídicos.
            Sendo assim, considero que não basta o Facebook declarar-se submisso às leis brasileiras e, em especial, ao Marco Civil da Internet. Acima de tudo, é necessário haver um esforço maior dessa empresa no que tange a oferecer um serviço de maior qualidade a seus usuários. Nesse sentido, é forçoso observar ser viável a adoção de medidas simples como a apresentação sistemática de alertas sobre a responsabilidade do usuário ao postar conteúdos, bem como a apresentação de informações sobre os mecanismos legais que viabilizem denúncias ao ministério público e às autoridades policiais. Outra ação relevante seria advertir que o Facebook, sempre que solicitado, contribui com as autoridades, de modo a não garantir o anonimato a nenhum de seus membros.
Contando com sua sincera colaboração,
Usuário do Facebook

Londrina, 23 de março de 2017.

             

Nenhum comentário:

QUIZ: POR QUE OU POR QUÊ?

Havendo dificuldade em visualizar o quiz, clique no link abaixo: