Postagem em destaque

PROPOSTAS E MODELOS PARA ENEM

TODAS AS PROPOSTAS E MODELOS RELACIONADOS NESTA POSTAGEM SÃO DO AUTOR DO BLOG E NÃO PODEM SER COMERCIALIZADOS EM MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL ...

10 de fev. de 2022

PROPOSTA ENEM: LIBERDADE DE EXPRESSÃO

 

TEMA 1: LIBERDADE DE EXPRESSÃO

 

Leia os textos de apoio:

 

TEXTO 1

Monark e os responsáveis pelo Flow Podcast serão chamados pelas duas promotorias e pela Polícia Civil para explicarem a defesa de que deveria haver um "partido nazista reconhecido pela lei" e que "se um cara quisesse ser antijudeu, eu acho que ele tinha o direito de ser". As declarações foram dadas pelo influencer durante conversa com os deputados federais Kim Kataguiri (DEM-SP) e Tabata Amaral (PSB-SP):

Monark: “Eu acho que o nazista, tinha que ter o partido nazista reconhecido pela lei”. " A questão é, se o cara quiser ser um antijudeu, eu acho que ele tinha o direito de ser.”

O Ministério Público Federal (MPF), em Brasília, também investiga Monark por apologia do nazismo após determinação do procurador-geral Augusto Aras. Mas além do influencer, a Procuradoria apura se Kim cometeu o mesmo crime por entender ele fez declarações de cunho neonazista ao responder a Tabata que a Alemanha não deveria ter criminalizado o nazismo:

Tabata: “Kim, você acha que é errado a Alemanha ter criminalizado o nazismo?”

Kim: “acho!”

Em São Paulo, no entanto, as duas promotorias do Ministério Público estadual vão apurar somente a participação de Monark e o Flow Poadcast no caso de apologia do nazismo. Kim tem foro privilegiado por ser parlamentar.

Ainda na capital paulista, o Grupo Especial de Combate aos Crimes Raciais e de Inteligência (Gecradi) do Ministério Público abriu nesta quarta-feira (9) investigação criminal contra o comentarista Adrilles Jorge por fazer um gesto apontado como saudação nazista durante sua participação num programa da TV Jovem Pan News, na noite de terça (8). O gesto ocorreu após debate sobre as declarações de Monark. Adrilles foi demitido pela empresa após o episódio.

(...)

"A criação de um partido nazista (...) é proibido pelo ordenamento jurídico brasileiro", informa documento do Ministério Público assinado pelos promotores Anna Trotta Yaryd e Reynaldo Mapelli Júnior. "O discurso discriminatório contra judeus excede os limites da liberdade de expressão".

"A liberdade de expressão não comporta discurso de ódio, manifestação de racismo ou a prática de discriminação contra grupos sociais específicos", continua a portaria que determinou a abertura de inquérito cível contra Monark e a Flow Podcast.

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2022/02/10/monark-e-responsaveis-por-podcast-podem-pagar-indenizacao-e-ate-serem-presos-por-apologia-do-nazismo-na-internet-diz-mp-de-sp.ghtml  (10 de fevereiro de 2022)

 

TEXTO 2



 

TEXTO 3



 

PROPOSTA

 

         Com base na leitura dos textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema “Limites à liberdade de expressão”. Apresente experiência ou proposta de ação, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

 

            Seu texto deve possuir entre 7 e 30 linhas. Cópias dos textos motivadores serão desconsideradas.



Amplie seu repertório:




Nenhum comentário:

QUIZ: POR QUE OU POR QUÊ?

Havendo dificuldade em visualizar o quiz, clique no link abaixo: