Postagem em destaque

PROPOSTAS E MODELOS PARA ENEM

TODAS AS PROPOSTAS E MODELOS RELACIONADOS NESTA POSTAGEM SÃO DO AUTOR DO BLOG E NÃO PODEM SER COMERCIALIZADOS EM MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL ...

25 de out. de 2016

PROPOSTA DE REDAÇÃO – TEMA: RESSIGNIFICANDO O LIXO



PROPOSTA DE REDAÇÃO – TEMA: RESSIGNIFICANDO O LIXO                                 PROF. LEO
TEXTO 1
Mundano, grafiteiro e idealizador do Parede Viva e Pimp My Carroça, desde 2007, Calixto Nego Jr. já havia reconhecido nas carroças um suporte diferenciado para suas obras de protestos, que buscam elucidar as contradições sociais e despertar o papel individual de cada um para a resolução dos problemas coletivos. Nesse contexto, percebeu que a pintura de frases de efeito nas carroças aumentava a interação das pessoas com estes trabalhadores, assim como uma carroça toda pintada e colorida deixava o catador mais feliz e as pessoas com menos preconceito. Os expressivos resultados fizeram com que o jovem artista levasse essa ideia a diversas cidades do Brasil e do mundo.
TEXTO 2

Você sabia?
- Cerca de 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são gerados por ano no mundo.
- Entre os países emergentes, o Brasil é o país que mais gera lixo eletrônico.
- A cada ano o Brasil descarta: cerca de 97 mil toneladas métricas de computadores; 2,2 mil toneladas de celulares; 17,2 mil toneladas de impressoras.

(Fonte: Pnuma - Programa da ONU para o Meio Ambiente).

TEXTO 3

         Em artigo publicado na edição número 61, da Revista Eco 21, afirma-se que, considerando apenas 13 grandes aterros sanitários existentes no Brasil, seria possível, por meio da geração de Biogás, explorar um potencial elétrico da ordem de 150MW, o que é suficiente para abastecer uma cidade de cem mil habitantes pelo período de um ano.


PROPOSTA

Com base na leitura da coletânea, escreva uma dissertação argumentativa respeitando o tema: “Lixo: problema ou solução?”. Apresente experiência ou proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

- Desenvolva seu texto em prosa, atribuindo-lhe um título.
- Sua dissertação deverá ter no mínimo 15 e no máximo 30 linhas.
- Não parafraseie o conteúdo dos textos de apoio.
- Utilize a norma padrão da língua.

Nenhum comentário:

QUIZ: POR QUE OU POR QUÊ?

Havendo dificuldade em visualizar o quiz, clique no link abaixo: