Postagem em destaque

PROPOSTAS E MODELOS PARA ENEM

TODAS AS PROPOSTAS E MODELOS RELACIONADOS NESTA POSTAGEM SÃO DO AUTOR DO BLOG E NÃO PODEM SER COMERCIALIZADOS EM MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL ...

12 de mar. de 2019

MODELO ENEM 2019 - PATRIOTISMO


Patriotismo: entre adestramento e afeto genuíno


Infelizmente, ao longo dos séculos, o sentimento autêntico de amor e identificação em conjunto com uma língua, cultura, costumes e coletividade, ou seja, o patriotismo, foi com grande frequência maculado e distorcido em favor de governos e demagogos até perigosos, que entraram para História ao prejudicarem tanto suas próprias nações como outras. Assim, falseando interesses nacionais, promoveram em alguns casos genocídios como os ocorridos entre povos africanos, ameríndios, armênios, ciganos e judeus, principalmente durante a época do colonialismo europeu e obviamente com o Fascismo e o Nazismo em meados do século XX.

Exatamente por esse motivo, tornou-se importante na contemporaneidade fazer a distinção semântica entre termos como patriotismo, nacionalismo e ultranacionalismo. Nesta última década, por exemplo, devido a questões geopolíticas, em países como Hungria, Grécia, França e Inglaterra, assim como nos EUA da era Trump, foi possível testemunhar o fortalecimento de discursos ultranacionalistas, amparados em ideais pseudopatrióticos, que estimulam segregacionismo, xenofobia e violência, de modo a contrariar valores humanitários anteriormente defendidos entre esses mesmos povos. No Brasil, recentemente, em grau menos exacerbado, identificou-se também erroneamente a ideia de intervenção e ditadura militar como atos salvacionistas e patrióticos.

Em contrapartida, é forçoso recordar que foi graças a movimentos de identidade nacional no século XIX que ocorreu a chamada Primavera dos Povos, dando surgimento a centenas de países, antes explorados por suas metrópoles. Foi também com o sentimento patriótico desvinculado de governos e projetos de poder, que países como a Holanda, a França, a Coreia do Sul e o Japão, mobilizaram suas populações para fortalecerem-se nas ações de solidariedade, civismo, reforma educacional e até autoestima, a fim de conquistarem objetivos comuns de reconstrução de seus países pós-guerra e em favor do desenvolvimento humano e tecnológico nacional.

Portanto, é lícito afirmar que o Brasil pode ser muito beneficiado pelo desenvolvimento do sentimento patriótico entre seus cidadãos, não como nos moldes ufanistas do período militar, mas com vínculo afetivo genuíno de solidariedade, amor e esforço em benefício da coletividade. Isso só será possível, no entanto, com o empenho do Ministério da Cultura, promovendo eventos que ressaltem os aspectos multiculturais do país, e com o Ministério da Educação, fortalecendo os currículos de História do Brasil, Sociologia e Filosofia, de modo que mais do que cantar o hino nacional, os brasileiros se comprometam em se respeitarem entre si, respeitarem o espaço público e desejarem o bem comum.

Nenhum comentário:

QUIZ: POR QUE OU POR QUÊ?

Havendo dificuldade em visualizar o quiz, clique no link abaixo: