Postagem em destaque

PROPOSTAS E MODELOS PARA ENEM

TODAS AS PROPOSTAS E MODELOS RELACIONADOS NESTA POSTAGEM SÃO DO AUTOR DO BLOG E NÃO PODEM SER COMERCIALIZADOS EM MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL ...

12 de mar. de 2019

PROPOSTAS 2019 - ENEM, ARTIGO DE OPINIÃO, RESPOSTA ARGUMENTATIVA



PROPOSTAS DE REDAÇÃO





TEMA: PATRIOTISMO



TEXTO 1



Patriotismo é o sentimento de orgulho, amor, devolução e devoção à pátria,[1] aos seus símbolos (bandeira, hino, brasão, riquezas naturais e patrimônios material e imaterial, dentre outros) e ao seu povo.[2] É razão do amor dos que querem servir o seu país e ser solidários com os seus compatriotas.[3]

O termo português patriotismo tem suas origens no latim patriota, por sua vez derivado do grego πατριώτης (patriōtēs), "do mesmo país". Este, tem como radical πατρίς (patris), cujo significado é "terra natal" ou "terra paterna". Ao longo da história, o amor à pátria vinha sendo considerado um simples apego ao solo. Tal noção mudou no século XVIII, que passou a assimilar noções de costumes e tradições, o orgulho da própria história e a devoção ao seu bem-estar.[4]

Através de atitudes de devoção para com a sua pátria, pode-se identificar um patriota.

Muitas vezes, o nacionalismo é confundido com patriotismo. Porém, podemos dizer que o nacionalismo é considerado uma ideologia ou um idealismo que leva as pessoas a serem patriotas. O nacionalismo tem várias acepções, entre elas:

Salvaguarda dos interesses e exaltação dos valores nacionais;

Sentimento de pertencer a um grupo por vínculos raciais, linguísticos e históricos, que reivindica o direito de formar uma nação autônoma;

Ideologia que enaltece o estado nacional como forma ideal de organização política, com suas exigências absolutas de lealdade por parte dos cidadãos.

Ser um nacionalista não implica algum ponto de vista político particular, à exceção de uma opinião da nação como um princípio organizado fundamentalmente na política. Agora, ser um patriota implica fazer algo de bom pelo seu país ou nação.

(...)

Patriotismo é o espírito de solidariedade entre pessoas que tenham interesses comuns, constituindo um Estado, e que, ao viver sob mesmas leis, as respeitem com ânimo maior que o ânimo que empregam na defesa de interesses privados e ambições particulares, sem avareza. Estas pessoas consideram que suas riquezas particulares e seu bem-estar também constituem um tesouro público, e, por outro lado, policiam para que o tesouro realmente público não se torne patrimônio de particulares. É um sentimento que, ao lado das leis, sustentam um Governo. Toda vez que tais pessoas deixam de cumprir as leis, elas enfraquecem o Estado.

No entanto há quem sugere que o verdadeiro patriotismo, ao traduzir-se no impulso para defender a pátria, pode e deve estar contra uma injusta opressão estatal[7] principalmente quando esteja a tomar medidas que põem em risco a independência nacional e a sua autodeterminação.

Há diferentes tipos de patriotismo, e diferentes pessoas que são patriotas, diferentes maneiras de mostrar como são devotos ao seu lugar de origem:



Cultura: cantores, compositores e poetas, que são famosos no mundo inteiro, espalham o encanto do país em que vivem. E não negam suas raízes;

Guerra: pessoas que se oferecem ou são rigorosamente selecionadas para defenderem seu país em uma guerra.

Desportos: há grande parte da população que tem orgulho de sua pátria quando ela está representada por atletas do seu país em competição.



O patriotismo é objeto de profundas críticas desde pelo menos o século XVIII, sobretudo pela manipulação desta e daqueles que a professam em nome de interesses e ideologias específicos. Sobre isso, é famosa a frase de Samuel Johnson de que "o patriotismo é o último refúgio do canalha".[8]



https://pt.wikipedia.org/wiki/Patriotismo



TEXTO 2



Paris, 11 nov (EFE).- O presidente da França, Emmanuel Macron, considerou neste domingo que a defesa do multilateralismo é uma das lições da Primeira Guerra Mundial e contrapôs as virtudes do patriotismo ao nacionalismo.

“O patriotismo é exatamente o oposto ao nacionalismo. O nacionalismo o trai”, afirmou Macron em discurso diante de cerca de 70 chefes Estado e de Governo durante a cerimônia de comemoração do centenário do armistício da Primeira Guerra Mundial no Arco do Triunfo de Paris.

Macron celebrou o patriotismo dos que combateram nessa disputa, por trás da qual havia uma “visão da França como nação generosa, portadora de valores universais” e disse que foram “esses valores os que faziam sua força, porque seus corações os guiavam”.

“A lição da Grande Guerra – argumentou – não pode ser o rancor de um povo contra outro, nem o esquecimento do passado”, mas as tentativas que houve depois de 1918 para construir a paz com “as primeiras cooperações internacionais”.

Por isso, Macron apostou por “um mundo no qual haja amizade entre os povos e no qual as instâncias e os fóruns permitam aos inimigos de ontem estabelecer diálogos”.

“Isso se chama no nosso continente a amizade criada entre a Alemanha e a França (…). Isso se chama a União Europeia, uma união livremente consentida nunca vista na história, que nos livra de guerras civis. Isso se chama Organização das Nações Unidas, fiadora de um espírito de cooperação para defender os bens comuns de um mundo cujo destino está indissoluvelmente unido”.

Macron fez notar que ao final da Primeira Guerra Mundial, a construção de todas essas instituições multilaterais foi varrida. “A humilhação, o espírito de revanche, a crise econômica e moral, alimentaram a ascensão do nacionalismo e do totalitarismo”.

E advertiu que atualmente voltam a aparecer “os antigos demônios” e que “a história ameaça retomar o seu passado trágico”.

Portanto, lembrou aos dirigentes que o escutavam a “imensa responsabilidade” que têm para evitar tais fatos.

“Juntos podemos evitar essas ameaças que são o espectro da mudança climática, da pobreza, da fome, da doença, das desigualdades e da ignorância. Iniciamos esta luta e podemos vencer. Continuemos porque a vitória é possível”, disse.

O presidente francês terminou o discurso com um “viva a paz e a amizade entre os povos!” e um “viva a França!”. EFE



https://exame.abril.com.br/mundo/o-patriotismo-e-exatamente-o-oposto-ao-nacionalismo-diz-macron/ 11 de novembro de 2018



PROPOSTA 1



Produza uma microdissertação a fim de responder à seguinte pergunta:



“O patriotismo é importante para o desenvolvimento do Brasil?”



Seu texto deverá ter entre 10 e 15 linhas.



PROPOSTA 2



Produza um texto de estilo Enem a partir do tema: A importância do patriotismo para o desenvolvimento do país.



PROPOSTA 3



Produza um texto de opinião, o qual você deverá assinar como Articulista. Seu artigo obrigatoriamente deve dialogar com a matéria sobre as declarações do presidente da França Emmanuel Macron, de modo a contemplar ideias como patriotismo e nacionalismo, conforme o sentido empregado na notícia.

Utilize entre 15 e 25 linhas.

Nenhum comentário:

QUIZ: POR QUE OU POR QUÊ?

Havendo dificuldade em visualizar o quiz, clique no link abaixo: