Postagem em destaque

PROPOSTAS E MODELOS PARA ENEM

TODAS AS PROPOSTAS E MODELOS RELACIONADOS NESTA POSTAGEM SÃO DO AUTOR DO BLOG E NÃO PODEM SER COMERCIALIZADOS EM MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL ...

29 de nov. de 2016

CONTINUIDADE TEXTUAL II

PROPOSTA 

Dê continuidade ao artigo a seguir, utilizando entre 6 e 8 linhas. Seu texto deve ser elaborado de forma coerente, de modo a problematizar com argumentos aquilo que é afirmado no último parágrafo do texto original.
Respeite características como linguagem, eixo argumentativo, coerência e coesão.

Como Pensa e Age a Geração Z

Primeiro foram os “baby-boomers” ou grupo de pessoas nascidas após a segunda guerra mundial (aproximadamente entre 1943 e 1964). Depois veio a geração X que incluiu os nascidos na década de 60 até o final dos anos 70.
Em seguida tivemos a geração Y que se refere aos nascidos no período entre o final da década de 70 e o início da década de 90. Seguindo a simples ordem alfabética temos então a geração Z que contempla as pessoas nascidas no período compreendido pelo início da década de 90 até por volta de 2010, e é dela que vamos tratar neste artigo.
Vamos falar então sobre os seus filhos e filhas, ou talvez netos e netas. Eles parecem brotar na nossa vizinhança, se expressam através de polegares positivos ou negativos em conversas comumente baseadas em frases parcialmente construídas e abreviações constantes. Possivelmente eles logo trabalharão para você. Eventualmente, você trabalhará para eles.
Esta é a geração Z que não conheceu o mundo sem a Internet, telefones celulares ou iPods.

Pode haver discussão em relação ao período exato em que a geração Z começa e termina, mas o que não se discute é o fato desta geração ser muito diferente das que vieram antes. Estamos falando atualmente de pessoas com idade de até 20 anos e que viveram suas vidas inteiras com o acesso instantâneo a montanhas de dados e informações, sobre todo e qualquer assunto, capazes de fomentar enormemente sua imaginação.

MODELO

No entanto, ainda que seja fácil nos encantarmos com esses jovens tão informados e capazes de lidar com as inovações tecnológicas frequentemente criticadas por nós, mais velhos, sua imersão nas comodidades do mundo virtual os expõe facilmente a todo tipo de conteúdo disponível nas redes, o qual costuma ser assimilado sem muita reflexão. Esse fato torna muitos dessa geração suscetíveis à manipulação de pessoas ou grupos inescrupulosos, envolvidos com crimes que vão da pedofilia ao terrorismo. Outra questão da qual não podemos nos esquecer é de que a geração Z é também mais propensa a desenvolver dependência de aparelhos que propiciam conectividade, a exemplo de tablets e smartphones.


COMENTÁRIOS EM RELAÇÃO A ESSE TIPO DE PROPOSTA

1- OBSERVE SE O TEXTO ORIGINAL POSSUI MARCAS DE 1ª OU TERCEIRA 3ª PESSOA (RESPEITE-AS AO FAZER O SEU TEXTO).

2- PREOCUPE-SE EM DESENVOLVER O TEMA, ACRESCENTANDO INFORMATIVIDADE.

3- FIQUE ATENTO A DETALHES,  IMITE-OS SE NECESSÁRIO. INVENTAR É POSSÍVEL, CONTANTO QUE HAJA COERÊNCIA.

4- INICIE SEU TEXTO COM ELEMENTOS QUE CRIEM COESÃO COM O TEXTO ORIGINAL. DÊ PREFERÊNCIA A EXPRESSÕES QUE MARQUEM PROCESSO ARGUMENTATIVO.


5- FIQUE ATENTO AOS COMANDOS DO ENUNCIADO E RESPEITE-OS ACIMA DE TUDO.











Nenhum comentário:

QUIZ: POR QUE OU POR QUÊ?

Havendo dificuldade em visualizar o quiz, clique no link abaixo: