Postagem em destaque

PROPOSTAS E MODELOS PARA ENEM

TODAS AS PROPOSTAS E MODELOS RELACIONADOS NESTA POSTAGEM SÃO DO AUTOR DO BLOG E NÃO PODEM SER COMERCIALIZADOS EM MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL ...

4 de nov. de 2019

TEMA ENEM 2019: MODELO - DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO CINEMA NO BRASIL

Cinema em Transe

No clássico filme brasileiro "Tapete Vermelho", uma homenagem à imortal obra cinematográfica de Mazzaropi, o personagem principal, um estereótipo de Jeca, esforça-se em uma longa viagem para levar o filho a um cinema para conhecer os grandes filmes de sua época. Apesar disso, é cada vez mais frustrado, encontrando as salas todas fechadas, abandonadas ou alugadas a igrejas neo-pentecostais. Essa obra, embora cômica e ficcional, denuncia uma realidade bastante preocupante no Brasil: a precarização do acesso aos espaços voltados à chamada sétima arte.

Ainda que pesem argumentos em defesa de que as plataformas digitais de filmes, como Netflix e outras, e mesmo a televisão, já desempenhem um papel equivalente ao do cinema, ao democratizar o acesso a produtos culturais diversos como animações, séries nacionais e estrangeiras, é forçoso lembrar que o cinema, assim como o teatro, consiste em uma cultura além da mera apresentação de enredos, sendo, em verdade, evento e prática cultural, além de poderoso agregador econômico.

Desse modo, as salas de exposição funcionam como templos destinados a reunir pessoas, de maneira a fazê-las compartilhar de instantes de entretenimento, mas também de diálogo crítico em função da abertura que filmes e documentários fornecem à percepção mais ampla de mundo. Assim, um filme comovente como "Central do Brasil" e um documentário como "O dia que durou 21 anos" - sobre os anos de chumbo da ditadura militar - podem fornecer ao espectador uma nova e enriquecedora forma de entender as mazelas, a história e sua própria identidade como brasileiro.

É imprescindível, portanto, que a cultura do cinema chegue aos mais remotos cantos do país e seja reavivada nas pequenas cidades onde já existiu. Para tanto, o Ministério e as secretarias municipais de cultura devem investir na construção de salas e centros culturais, fomentando eventos com filmes, peças e discussões sobre as mais diversas temáticas abordadas nessa área. Somado a isso, a Ancine, contando com maiores investimentos, pode incentivar a produção cinematográfica nacional já tão aclamada mundialmente. Por fim, nas escolas, o cinema e sua história podem ser estudados nas aulas de Artes de modo a que se possa tecer um belo tapete vermelho para o futuro da cultura e das grandes telas no Brasil.

Nenhum comentário:

QUIZ: POR QUE OU POR QUÊ?

Havendo dificuldade em visualizar o quiz, clique no link abaixo: