PROPOSTA
Adaptado da UEL.
LEITURA EM BAIXA
O índice de leitura no Brasil continua baixo. Uma pesquisa
realizada pelo Instituto Pró-Livro (IPL) revelou que, após sair da escola, o
brasileiro lê em média 1,3 livro por ano. Quando se inclui a leitura de
didáticos e paradidáticos – aqueles títulos lidos por obrigação, como parte do
programa de alguma disciplina –, o número sobe para 4,7. Ainda assim, trata-se
de uma média baixíssima, se comparada à de países desenvolvidos. Cada francês,
por exemplo, lê, em média, anualmente, sete livros; na Finlândia, são mais de
25. O levantamento apontou também que 45% dos entrevistados não havia lido
nenhuma obra sequer nos três meses anteriores à enquete. O estudo, feito entre
novembro e dezembro de 2007, também mostrou ainda que, para os brasileiros, a
leitura é apenas a quinta opção de entretenimento quando eles têm algum tempo
livre. Em primeiro lugar, está a televisão (veja quadro abaixo). Alguma
surpresa?
As pesquisas demonstram que o Brasil é um país que não lê ou
lê muito pouco. Com base no texto e nos dados expostos no gráfico, redija um
texto dissertativo-argumentativo indicando as prováveis causas deste descaso
com a leitura no Brasil e proponha algumas estratégias para melhorar nosso
índice de leitura.
Instruções:
1. Dê um título a sua redação.
2. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e
opiniões para sustentar suas ideias e ponto de vista.
3. Empregue em seu texto apenas a variedade culta da língua
portuguesa.
4. Não copie nem parafraseie o texto nem o quadro de apoio.
5. O
texto não deve ser escrito em forma de poema ou em versos.
Sugestão:
Lembre-se do conceito de LETRAMENTO.
Leia o modelo:
Sugestão:
Lembre-se do conceito de LETRAMENTO.
Leia o modelo:
2 comentários:
Parabéns professor!Excelente o seu Blog o melhor que já vi na internet.
Obrigado, Fred. Fico feliz que tenha sido útil para você. Disponha!
Abs!!
Postar um comentário