Gênero textual: Carta de Reclamação
Definição oferecida na prova da UFG
A carta de
reclamação é um gênero do discurso persuasivo que apresenta a um interlocutor
competente um problema, exigindo uma solução. Esse gênero utiliza como
estratégia argumentativa a descrição do problema, suas causas e consequências,
a exposição de argumentos que comprovem que o remetente está com a razão e
apresenta sugestões de possíveis medidas para a solução do problema.
(Para saber como é a estrutura de uma carta, consulte Carta Argumentativa.)
PROPOSTA
Suponha que
você tenha sido, durante um ano, membro do Diamond Lounge, uma "espécie de
Orkut dos Vips". Durante esse tempo, você fez muitos amigos, participou de
discussões e decisões importantes não só para a sua vida pessoal e
profissional, mas também para a vida de outros integrantes do grupo. Sem
maiores explicações, em determinado momento, você é notificado de sua exclusão
dessa comunidade. Diante dessa notificação, você resolve escrever uma carta de
reclamação ao comitê de seleção do Diamond Lounge, questionando o descaso com
as relações sociais construídas na convivência virtual da comunidade. Sua
argumentação deve buscar convencer o comitê de seleção de que você merece
continuar no grupo. Para isso, relembre, ao comitê, momentos importantes de sua
trajetória, explicite os motivos de sua insatisfação e as vantagens de sua
permanência, procurando demonstrar que as relações sociais construídas nesse
ambiente virtual influenciam as ações que as pessoas empreendem na vida real.
Para
escrever sua carta, considere as características interlocutivas próprias desse
gênero. O título, por exemplo, não é necessário.
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