O tema de sua redação será: Ética profissional.
TEXTO I
Um profissional comprometido com a ética não se deixa
corromper em nenhum ambiente, ainda que seja obrigado a viver e conviver com
ele. O profissional tem o dever ético de ser honesto integralmente, pois
transgredindo os princípios da honestidade, não prejudica só seu usuário, mas
toda uma classe e até uma sociedade.
Tanto é contra a ética a aceitação de tarefa sem
conhecimento, como aquela com plenitude deste, mas aplicada para lesar o
interesse de terceiros.
As leis de cada profissão são elaboradas com o intuito de
proteger os profissionais da categoria como um todo e os indivíduos que
dependem desse profissional, assim, a ética profissional é um conjunto de
normas de condutas que regem a prática de qualquer profissão.
http://socializando2008.blogspot.com.br/2008/10/tica-nas-profisses.html
TEXTO II
Aula de anatomia – Dissecação de um cadáver
A utilização do cadáver é uma tríplice lição educativa,
essencialmente, porém, é uma lição de ética e de humildade, porque:
1. é o cadáver do indigente – homem, mulher, criança, velho
– marginal da vida, da família e da sociedade; cadáver que, tal como o doente
indigente, não é fato isolado da comunidade, mas seu reflexo, dela provindo;
cadáver que é o meio para o vivo, como o doente o é para a sociedade;
2. cadáver cujos despojos miseráveis no “abandono da morte,
parecem, ainda, sofrer e pedir piedade”; partes mortas que serão vivificadas
pelo calor da juventude estudiosa e de seu sentimento de gratidão;
3. cadáver de pessoa sem lar, abandonada, esquecida ou ignorada
pela família e pela sociedade, em parte ao menos, culpadas; de pessoa que mal
viveu, do nascimento à agonia solitária, sem amparo e sem conforto amigo; vida que de humana só
recebeu o apelido;
4. cadáver de um “irmão em Humanidade”, que não teve ilusões,
descrente e sofrido. De pessoa que, quanto mais atingida pela desventura, mais
se aproximava da mesa de dissecação, como prêmio à sua desgraça;
5. cadáver de alguém que, se inútil, oneroso ou mesmo nocivo
à sociedade, paga, pelo conhecimento que proporciona ao futuro médico, com alto
juro, o mal que se lhe atribui, do qual é mais vítima do que culpado;
6. que é de um alguém anônimo e não de um de nós (...),
apenas pelo capricho do jogo do acaso do destino genético;
7. cadáver de anônimo que adquire o valor de um símbolo –
cadáver desconhecido – e assim ultrapassa o limite estreito de nome e,
despersonalizado, distribui elementos para o bem coletivo, sem ter conhecimento
antes, durante ou depois de sua imolação, do seu destino a um tempo trágico e de
redenção;
8. despojos de alguém que, pelo seu sacrifício, tudo oferece
sem nada haver recebido, que dá sem saber que dá e, por isso, sem conhecer a
recompensa da gratidão e sem sentimento do valor de sua dádiva generosa, na
mais nobre expressão de caridade universal: caridade de indigentes para
humildes e poderosos;
9. o cadáver que dissecado, desmembrado, simboliza outra
forma de crucificação para o bem e marca o sentido profundamente humano da
medicina;
10. O material de estudo da Anatomia Humana transcende pois,
ao simples valor de meio ou objeto de aprendizado; e nos fala em linguagem
universal que nos educa na humildade da limitação humana. Eis por que, na
austeridade do ambiente do Laboratório de dissecação, a atitude física, mental
e verbal do aluno deve ser de sobriedade, meditação e elevada compostura,
manuseando as peças anatômicas com o mais profundo sentimento de respeito e
carinho. (http://www.fm.unb.br/discentes.html)
PROPOSTA
Com base nas informações dos excertos e, principalmente, em
seu repertório e conhecimento de mundo, entre 15 e 30 linhas, escreva uma
dissertação-argumentativa considerando o tema sob a perspectiva da atividade
profissional que você deseja desempenhar no futuro. Utilize, no entanto, 3a
pessoa.
Instruções:
1. Dê um título a sua redação.
2. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e
opiniões para sustentar suas ideias e ponto de vista.
3. Empregue em seu texto apenas a variedade culta da língua
portuguesa.
4. Não copie nem parafraseie os textos de apoio.
5. O texto não
deve ser escrito em forma de poema ou em versos.
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