Texto Instrucional
A necessidade de explicar e orientar por escrito o modo de
realizar determinados procedimentos, manipular instrumentos, desenvolver
atividades lúdicas e desempenhar algumas funções profissionais, por exemplo,
deu prigem aos chamados textos injuntivos, nos quais prevalece a função
apelativa da linguagem, criando-se uma relação direta com o receptor. É comum
aos textos dessa natureza o uso dos verbos no imperativo (Abra o caderno de
questões) ou no infinitivo (É preciso abrir o caderno de questões, verificar o
número de alternativas...).
Embora a ideia de ordem esteja geralmente expressa nos
textos injuntivos, eles podem indicar aconselhamento ou recomendação. Por esse
motivo, alguns autores criam diferentes classificações, como: “texto
instrucional programador”, “texto de conselho”, “texto regulador prescritivo”
-, algo que, no entanto, não vem ao caso neste estudo.
O texto instrucional é um tipo de texto injuntivo, didático,
que tem por objetivo justamente apresentar orientações ao receptor para que ele
realize determinada atividade. Como as palavras do texto serão transformadas em
ações visando a um objetivo, ou seja, algo deverá ser concretizado, é de suma
importância que nele haja clareza e objetividade. Dependendo do que se trata, é
imprescindível haver explicações ou enumerações em que estejam elencados os
materiais a serem utilizados, bem como os itens de determinados objetos que
serão manipulados. Por conta dessas características, é necessário um título
objetivo. Quanto à pontuação, frequentemente empregam-se dois pontos, vírgulas
e pontos e vírgulas. É possível separar as orientações por itens ou de modo
coeso, por meio de períodos. Alguns textos instrucionais possuem subtítulos
separando em tópicos as instruções, basta reparar nas bulas de remédios,
manuais de instruções e receitas.
Pelo fato de o espaço destinado aos textos instrucionais
geralmente não ser muito extenso, recomenda-se o uso de períodos.
Leia os exemplos.
a) Texto organizado em itens:
Para economizar nas compras
Quem deseja economizar ao comprar deve:
- estabelecer um valor máximo para gastar;
- escolher previamente aquilo que deseja comprar antes de ir
à loja ou entrar em sites de compra;
- pesquisar os preços em diferentes lojas e sites, se
possível;
- não se deixar levar completamente pelas sugestões dos
vendedores nem pelos apelos das propagandas;
- optar pela forma de pagamento mais cômoda, sem se esquecer
de que o uso do cartão de crédito exige certa cautela e planejamento.
Do mais, é só ir às compras e aproveitar!
b) Texto
organizado em períodos:
Para economizar nas compras
Para economizar ao comprar, primeiramente estabeleça um
valor máximo para gastar e então escolha previamente aquilo que deseja comprar
antes de ir à loja ou entrar em sites de compra. Se possível, pesquise os
preços em diferentes lojas e sites; não se deixe levar completamente pelas
sugestões dos vendedores nem pelos apelos das propagandas e opte pela forma de
pagamento mais cômodoa: não se esqueça de que o uso do cartão de crédito exige
certa cautela e planejamento.
Do mais, aproveite as compras!
Observe que, embora ambos os textos tratem do mesmo assunto,
o segundo é uma adaptação do primeiro: tanto o modo verbal quanto a pontuação
sofreram alterações; além disso, algumas palavras foram omitidas e outras
acrescentadas. Isso ocorreu para que o aspecto instrucional, conferido pelos
itens do exemplo “a”, não se perdesse no texto “b”, o qual, sem essas
adaptações, passaria a impressão de ser um mero texto expositivo.
Na dúvida, o vestibulando pode consultar o próprio caderno
de questões de seu exame vestibular, uma vez que o primeiro texto na capa da
prova é geralmente um texto instrucional, como esse, do vestibular da UEM
(Universidade Estadual de Maringá):
INTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DESTA PROVA
1. Confira os campos N.o DE ORDEM, N.o DE INSCRIÇÃO e NOME,
conforme o que consta na etiqueta afixada em sua carteira.
2. Confira se o número do gabarito deste caderno corresponde
ao constante na etiqueta fixada em sua carteira. Se houver divergência, avise,
imediatamente, o fiscal.
3. É proibido folhear o caderno de provas antes do sinal, às
9 horas.
4. Após o sinal, verifique se este caderno contém os textos
de apoio para a elaboração da redação, 20 questões objetivas e/ou qualquer tipo
de defeito. Qualquer problema, avise, imediatamente, o fiscal.
5. Redija a versão definitiva da redação na folha destinada
a esse fim.
6. O tempo mínimo de permanência na sala é de 2h após o
início da resolução da prova.
7. No tempo destinado a esta prova (4 horas), está incluído
o de preenchimento da Folha de Respostas.
8. Transcreva as respostas deste caderno para a Folha de
Respostas. A resposta será a soma dos números associados às alternativas
corretas. Para cada questão, preencha sempre dois alvéolos: um na coluna das
dezenas e um na coluna das unidades, conforme exemplo ao lado: questão 13,
resposta 09 (soma das alternativas 01 e 08).
9. Se desejar, transcreva as respostas deste caderno no
Rascunho para Anotação das Respostas constante abaixo e destaque-o, para
retirá-lo amanhã, ao término da prova.
10. Ao término da prova, levante o braço e aguarde
atendimento. Entregue ao fiscal este caderno, a Folha de Respostas e o Rascunho
para Anotação das Respostas.
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