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29 de dez. de 2020

PROPOSTA: TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

 

PROPOSTA: TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

         

            Os currículos nacionais de Educação no Brasil estão prestes a mudar. Eles serão regidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é o documento que determina os direitos de aprendizagem de todo aluno cursando a Educação Básica no Brasil. A Base possui 10 Competências Gerais que operam como um “fio condutor”.

            Essas competências devem ser desenvolvidas pelos estudantes ao longo de todos os anos da Educação Básica e, por isso, permeiam cada um dos componentes curriculares, das habilidades e das aprendizagens essenciais especificadas no documento da BNCC, além daqueles que serão inseridos nos currículos locais.

 

 TEXTO 1

 

            Se você não sabe o que é ou não ouviu falar no termo educação financeira, fique tranquilo. Infelizmente, esse tema não é muito bem trabalhado no Brasil. Por exemplo, não aprendemos sobre finanças pessoais ou até empreendedorismo nas escolas. Em alguns países, disciplinas como essas fazem parte da grade curricular obrigatória dos estudantes há tempos.

            Como consequência, não temos bons índices sobre o assunto por aqui. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em janeiro de 2020 65,3% da população brasileira estava endividada.

            Além disso, menos de 2% da população investe na Bolsa. Ou seja, o brasileiro não está acostumado com investimentos mais arrojados.

            Por isso, é importante cada vez mais compartilhar informações de confiança sobre o assunto. Quanto mais gente mais bem formada, melhor será para a economia brasileira.

 

O que é educação financeira?

 

            A educação financeira é muito mais do que apenas saber economizar o dinheiro. Ela consiste em práticas que tem o objetivo de trazer qualidade de vida tanto no presente quanto no futuro. Ela ensina a construir um planejamento financeiro que visa o bem-estar.

            Assim, você consegue dominar o seu dinheiro e tem mais consciência do que fazer com ele. Claro que economizar, cortar gastos desnecessários, investir e aumentar seu montante é importante. Mas não se trata apenas disso.

            A educação financeira envolve fatores financeiros e emocionais, como se questionar se a compra ou aquisição de terminado produto ou serviço realmente é necessária no momento. Assim, você consegue controlar melhor os seus gastos e planejar a vida com mais tranquilidade.

 

            É importante ter em mente algumas questões, como:

 

            Eu faço compras por necessidade ou por emoção?

            Consigo controlar meu dinheiro, ou deixo ele guiar minhas escolhas?

            Tenho dívidas ou todas minhas contas estão em dia?

            Essas questões podem ser guias para você começar sua educação financeira. Lembre-se sempre que você deve controlar o dinheiro, e não o contrário. E saber o que fazer com ele é o próximo passo.

 

            Portanto, a educação financeira é o ato de conseguir controlar o dinheiro no tempo, melhorando sua qualidade de vida e conseguindo se planejar financeiramente para alcançar o que se deseja.

 

 TEXTO 2

 

Quais são as 10 Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular?

 

As 10 Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular acompanham o desenvolvimento dos alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Vamos conhecê-las?

 

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

3. Repertório cultural

4. Comunicação

5. Cultura digital

6. Trabalho e projeto de vida:

 

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais, apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

 

7. Argumentação

8. Autoconhecimento e autocuidado

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

 

Na prática, como funciona?

 

Todas as competências indicam o que deve ser aprendido pelos estudantes (o objetivo é identificado por verbos infinitivos que iniciam as descrições), do mesmo modo que especificam com que finalidade determinada competência deverá ser desenvolvida, elucidando a sua importância para a formação do estudante ao longo da Educação Básica.

 

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PROPOSTA

 

Com base na leitura dos textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema “A Educação no Brasil precisa se transformar?”. Apresente experiência ou proposta de ação, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.    Seu texto deve possuir entre 7 e 30 linhas. Cópias dos textos motivadores serão desconsideradas.

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