PROPOSTA:
TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
Os currículos nacionais de Educação no Brasil estão prestes a mudar. Eles serão regidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é o documento que determina os direitos de aprendizagem de todo aluno cursando a Educação Básica no Brasil. A Base possui 10 Competências Gerais que operam como um “fio condutor”.
Essas competências devem ser
desenvolvidas pelos estudantes ao longo de todos os anos da Educação Básica e,
por isso, permeiam cada um dos componentes curriculares, das habilidades e das
aprendizagens essenciais especificadas no documento da BNCC, além daqueles que
serão inseridos nos currículos locais.
Se você não sabe o que é ou não
ouviu falar no termo educação financeira, fique tranquilo. Infelizmente, esse
tema não é muito bem trabalhado no Brasil. Por exemplo, não aprendemos sobre
finanças pessoais ou até empreendedorismo nas escolas. Em alguns países,
disciplinas como essas fazem parte da grade curricular obrigatória dos
estudantes há tempos.
Como consequência, não temos bons índices
sobre o assunto por aqui. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens,
Serviços e Turismo (CNC), em janeiro de 2020 65,3% da população brasileira
estava endividada.
Além disso, menos de 2% da população
investe na Bolsa. Ou seja, o brasileiro não está acostumado com investimentos
mais arrojados.
Por isso, é importante cada vez mais
compartilhar informações de confiança sobre o assunto. Quanto mais gente mais
bem formada, melhor será para a economia brasileira.
O
que é educação financeira?
A educação financeira é muito mais
do que apenas saber economizar o dinheiro. Ela consiste em práticas que tem o
objetivo de trazer qualidade de vida tanto no presente quanto no futuro. Ela
ensina a construir um planejamento financeiro que visa o bem-estar.
Assim, você consegue dominar o seu
dinheiro e tem mais consciência do que fazer com ele. Claro que economizar,
cortar gastos desnecessários, investir e aumentar seu montante é importante.
Mas não se trata apenas disso.
A educação financeira envolve fatores
financeiros e emocionais, como se questionar se a compra ou aquisição de
terminado produto ou serviço realmente é necessária no momento. Assim, você
consegue controlar melhor os seus gastos e planejar a vida com mais
tranquilidade.
É importante ter em mente algumas
questões, como:
Eu faço compras por necessidade ou
por emoção?
Consigo controlar meu dinheiro, ou
deixo ele guiar minhas escolhas?
Tenho dívidas ou todas minhas contas
estão em dia?
Essas questões podem ser guias para
você começar sua educação financeira. Lembre-se sempre que você deve controlar
o dinheiro, e não o contrário. E saber o que fazer com ele é o próximo passo.
Portanto, a educação financeira é o
ato de conseguir controlar o dinheiro no tempo, melhorando sua qualidade de
vida e conseguindo se planejar financeiramente para alcançar o que se deseja.
Quais
são as 10 Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular?
As
10 Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular acompanham o
desenvolvimento dos alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Vamos
conhecê-las?
1.
Conhecimento
2.
Pensamento científico, crítico e criativo
3.
Repertório cultural
4.
Comunicação
5.
Cultura digital
6.
Trabalho e projeto de vida:
Valorizar
a diversidade de saberes e vivências culturais, apropriar-se de conhecimentos e
experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do
trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto
de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
7.
Argumentação
8.
Autoconhecimento e autocuidado
9.
Empatia e cooperação
10.
Responsabilidade e cidadania
Na
prática, como funciona?
Todas
as competências indicam o que deve ser aprendido pelos estudantes (o objetivo é
identificado por verbos infinitivos que iniciam as descrições), do mesmo modo
que especificam com que finalidade determinada competência deverá ser
desenvolvida, elucidando a sua importância para a formação do estudante ao
longo da Educação Básica.
https://sae.digital/base-nacional-comum-curricular-competencias/?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=[*]%20DSA~DSA&gclid=CjwKCAiAxKv_BRBdEiwAyd40NxXbO1fLcfTz8pf_5Y6rGbVKOD1jxuxkPaDR2I9xKPsW90TXySe1xBoCAV0QAvD_BwE
PROPOSTA
Com
base na leitura dos textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo
de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita
da língua portuguesa sobre o tema “A
Educação no Brasil precisa se transformar?”. Apresente experiência ou
proposta de ação, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e
relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu
ponto de vista. Seu texto deve possuir
entre 7 e 30 linhas. Cópias dos textos motivadores serão desconsideradas.
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