Postagem em destaque

PROPOSTAS E MODELOS PARA ENEM

TODAS AS PROPOSTAS E MODELOS RELACIONADOS NESTA POSTAGEM SÃO DO AUTOR DO BLOG E NÃO PODEM SER COMERCIALIZADOS EM MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL ...

19 de jan. de 2021

MODELO ENEM - ESTIGMAS / SAÚDE MENTAL

 

Insano preconceito

Em "Triste Fim de Policarpo Quaresma", obra icônica de Lima Barreto, o protagonista é recolhido à força a uma instituição psiquiátrica por algo considerado abominável: pensar e sentir diferente da dita normalidade. Embora trate-se de uma ficção, seu enredo ilustra os danos que infelizmente o estigma de ser tachado de louco provoca em um indivíduo. Isso porque quem sofre com transtornos mentais muitas vezes é excluído simbólica ou literalmente do convívio saudável com a sociedade, ferindo-se um dos princípios fundamentais dos Direitos Humanos, a dignidade como pessoa.

Nesse sentido, apesar de, nas últimas décadas, a Psicologia, a Psiquiatria e a Farmacologia terem se desenvolvido no conhecimento e no tratamento da ansiedade, da síndrome do pânico, da depressão, da bipolaridade e de outros transtornos, por exemplo, não raro esses mesmos diagnósticos são utilizados pejorativamente pelo vulgo da população e até pela mídia para rotular pessoas como antes se fazia de modo mais genérico. Assim, a antiga camisa de força, a lobotomia e as agressões praticadas nos manicômios de outrora deixam um rastro simbólico de violências de outros tantos matizes na atualidade.

Sob mesmo viés, o Brasil, não obstante sua chamada Constituição Cidadã, dispõe ainda de clínicas clandestinas mantidas em funcionamento, uma vez que parentes de pessoas com determinados transtornos, desconhecendo a existência de terapêuticas adequadas e todo o potencial de melhora que subjaz a qualquer indivíduo, rendem-se ao estigma da "loucura", para a qual mesmo os tratamentos mais desumanos seriam válidos. Desse modo, a desinformação e preconceito vitimam milhares de pacientes não só pela discriminação que sofrem mas também pela criminosa qualidade do tratamento que recebem.

Evidencia-se, portanto, a relevância de se propagar informação verdadeira e aprofundada acerca da Saúde Mental no país. Para tanto, o Ministério e secretarias de Saúde devem investir em campanhas a respeito dos transtornos mentais e a terapêutica adequada de tratamento. Somado a isso, o trabalho dos CAPS – Centro de Atenção Psicossocial – deve ser fortalecido, enquanto instituições psiquiátricas de internação precisam ser rigorosamente fiscalizadas. Somente assim, o preconceito, a discriminação e a violência poderão ser substituídos pela tão necessária e urgente humanidade.


Prof. Leo

@prof.leo.cassanho

www.lousamagica.blogspot.com

Nenhum comentário:

QUIZ: POR QUE OU POR QUÊ?

Havendo dificuldade em visualizar o quiz, clique no link abaixo: