Metalinguagem ocorre quando determinada linguagem, seja ela, por exemplo, escrita, visual ou sonora faz referência a si mesma ou a outra linguagem. A palavra tratando a palavra, como no dicionário e na gramática, ou o poema tratando sobre a palavra, poesia; ou um poeta escrevendo sobre o Poeta; uma ciência explicando a própria ciência são exemplos de metalinguagem por excelência.
Abaixo há alguns exemplos de metalinguagem em que a pintura, a fotografia, a palavra e alguns de seus agentes, como o pintor e o fotógrafo, fazem referências a si explícita ou implicitamente (como no caso das mãos de Escher mais abaixo retratadas) e aos instrumentos particulares de cada uma das artes em questão.
Observe as imagens abaixo e repare que em algumas delas há mais de um elemento metalinguístico.
Poema "Código", de Augusto de CamposQuadro de René Magritte Autorretrato do fotógrafo Meren Imagem publititária Autorretrato do artista M. C. Escher Gravura de Escher
10 comentários:
Os exemplos de metalinguagem me ajudaram bastante para um trabalho, no qual pedia exemplos como estes.
Super interessante a metalinguagem apresentada nestas imagens.
Obrigada!
Obrigado pela mensagem!
Disponha,
Leonardo
PROCUREI EM VÁRIOS SITES ALGUNS EXEMPLOS DE METALINGUAGENS, MAS ESTE É O MAIS COMPLETO E COMPLEXO QUE ENCONTREI... REALMENTE MUITO BOM!
Em primeiro lugar eu queria parabenizá-lo pela iniciativa de usar a internet como ferramenta para facilitar o ensino e depois eu quero agradecer pois estas informações ajudaram muito no meu trabalho de portguês. Obrigada : )
Adorei sua explicação,agora eu consegui realmente visualizar o que é de fato a metalinguagem. Obrigada.
Gostei muito!! Valeu...
Parabéns pelo trabalho, muito bom, sou professora e sempre busco algo para enriquecer meu trabalho em sala de aula, encontrei muitas ideias interessantes, até vou seguí-lo, pois assim estarei sempre perto de você.Que Deus te abençoe!
Seja bem-vinda!!
Fico feliz que o blogue tenha sido útil.
Abraços!
Leonardo
Mt bom
São figuras extremamente inspiradoras nao tinha nem ideia o que seria megera linguagem obrigada
Postar um comentário