REFLETINDO
Sobre superficialidade
Ver uma maçã pela primeira vez, sem tocá-la, sem saber como
se originam as maçãs, sem conhecer seu gosto, contemplando-a em sua integridade
de objeto, isto é, sem jamais tê-la visto cortada, pode gerar a tentação de se
dizer: eu sei o que é uma maçã!
Mostra-se a mesma maçã descascada e picada a este que supôs
conhecê-la, e ele já não saberá dizer o que é. Leve-o a provar seu gosto de
olhos vendados, ainda não saberá do que se trata. Isso porque não pôde fazer
relações que lhe permitissem unir os diferentes estímulos recebidos,
atribuindo-os a um só objeto, a maçã. Por esse motivo, um único objeto, de
acordo com o exemplo, são três.
Conhecendo somente o aspecto de sua superfície, qualquer
descrição ou julgamento que se faça sobre essa fruta serão imprecisos e com
pouca consistência para se responder à seguinte pergunta: o que é uma maçã?
Se for considerada, entretanto, outra pergunta: qual é o aspecto visual de uma maçã? – a resposta dada por tal observador poderá ser digna de mais crédito.
A palavra “superfície”, conforme sua etimologia, significa “face superior”, ou seja, face aparente. Como no caso da maçã, nada que seja conhecido somente por sua aparência, portanto, de maneira superficial, permite a formulação de um julgamento conclusivo a seu respeito.
Ao se dissertar sobre um tema, seja por escrito ou não, é prudente considerar o exemplo proposto. Quanto mais houver sido estudado a respeito dele, maiores as possibilidades de se emitirem conclusões mais coerentes com a realidade, seguindo a linha de uma dissertação-argumentativa. Do contrário, o melhor a ser feito, caso haja possibilidade de escolha, é partir para uma dissertação-expositiva, agindo como o observador que formula uma resposta para a pergunta sobre o aspecto visual de uma maçã, o que lhe permite escrever com certeza sobre o que vê ou apreende, sem se posicionar no discurso como alguém que pretensamente domina com profundidade o tema, sendo capaz de emitir julgamentos conclusivos. Adotar essa postura evitará conclusões generalistas e incoerentes.
CONCEITO
A função da introdução em um texto dissertativo é,
primordialmente, apresentar o tema ou assunto sobre o qual será desenvolvida a
dissertação. Nela também é possível apresentar-se a tese que poderá ser
defendida ao longo da dissertação-argumentativa. Um outro recurso possível na
introdução é o uso de exemplos hipotéticos, reais ou descrições que sirvam para
ilustrar e tornar mais concreta a ideia sobre a qual será feita a dissertação.
Adiante serão apresentados diferentes parágrafos de introdução
motivados pelo mesmo tema.
TEMA: O que significa ser bem-sucedido?
Introdução desenvolvida por meio de ideias abstratas
(introdução dissertativa)
O significado de sucesso é interpretado de diferentes formas
conforme sociedade, cultura e religião, por exemplo. Envolve
também diferentes aspectos da vida, como a profissão, as relações
interpessoais, intrapessoais, aceitação social e autoaceitação. Por esse
motivo, a ideia de sucesso é bastante subjetiva, e defini-la de maneira
categórica com base em valores pré-estabelecidos pode ser um grande erro.
Introdução que apresenta a tese a ser defendida
Embora faça parte do senso comum associar poder aquisitivo
invejável e reconhecimento social a sucesso, ser verdadeiramente bem-sucedido
independe necessariamente de riqueza e fama. O termo em questão encerra uma
ideia positiva em sentido abrangente; fama para quem não a deseja e riqueza
para quem a tem sem o mérito da conquista pouco se relacionam ao significado
original da palavra sucesso: resultado do empenho realizado para se conquistar
determinado objetivo.
Introdução na qual se ilustra o tema por meio de exemplo
real
Na década de 1990, o ator Robert D. Jr., célebre por seu
papel como Charles Chaplin em um filme antológico sobre a vida desse mestre do
cinema mudo, foi reconhecido como uma das estrelas de maior talento e sucesso
no cinema mundial. Bem-sucedido? Talvez como ator, pois não foi exatamente o
que inúmeros escândalos na vida pessoal demonstraram. Preso e viciado em
cocaína, apesar da fama por seu trabalho no cinema, dificilmente ele mesmo
poderia se considerar alguém feliz e com sucesso.
Obs.: Implicitamente defende-se a tese de que a ideia de
sucesso é relativa.
Introdução na qual se ilustra o tema por meio de uma
situação hipotética
Uma rotina de bajulações, viagens, compras, entrevistas e
tudo aquilo que o dinheiro permite comprar é comumente associado ao sucesso.
Fama, riqueza e sucesso, entretanto, são conceitos diferentes e não
necessariamente intrinsecamente relacionados. Como pessoas com uma rotina
assim, confessando-se infelizes, poderiam ser consideradas bem-sucedidas?
PRATICANDO A TEORIA
Com base no tema proposto, escreva os diferentes tipos de
parágrafo.
TEMA: Viver
só é sinal de um comportamento antissocial?
Introdução desenvolvida por meio de ideias abstratas
(introdução dissertativa)
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Introdução que apresenta a tese a ser defendida
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Introdução na qual se ilustra o tema por meio de exemplo
real
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Introdução na qual se ilustra o tema por meio de uma
situação hipotética
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