Estudo da técnica para construir conclusões
Observe a seguinte afirmação:
“Para solucionar esse problema, é necessário que as pessoas
se conscientizem”.
Certamente não há
nada de errado com a frase, aliás, ela é "tão boa" que serve de conclusão para
textos dissertativos de diferentes temas. Assim como ela, existem outras:
“Para reverter esse processo, é imprescindível uma ação mais
objetiva do governo.”
“A solução para nosso país é: Educação, Saúde, Emprego,
Segurança e Moradia.”
“Essa realidade só poderá ser modificada com o esforço de
todos.”
Apesar de não serem afirmações erradas, todas elas são
capazes de enfraquecer qualquer conclusão; primeiramente, pelo fato de serem
tão óbvias que inúmeros vestibulandos costumam utilizá-las como uma solução
fácil para elaborar suas conclusões; em segundo lugar, por serem generalizantes
e, portanto, quase esvaziadas de significado. Elas estão no rol do chamado lugar-comum.
Nessas frases, entretanto, encontram-se ideias que devem ser
aproveitadas quando o desenvolvimento do tema encaminha-se para a proposta de
solucionar ou minimizar um problema, como é o caso do ENEM.
As situações-problema, geralmente, dividem-se em dois tipos:
pessoais e coletivas. Em muitos casos, verifica-se que os problemas pessoais
afetam a coletividade e vice-versa, portanto, é importante saber qual será a
ênfase desejada na conclusão ao desenvolver-se um tema.
Tome-se como exemplo o tabagismo.
Fumar ou não é uma escolha individual, a consequência da
escolha de fumar é, no entanto, invariavelmente ruim.
A forma de minimizar as consequências negativas do
tabagismo, para quem já é fumante, é, sem dúvida, parar com o vício. Então, o
problema em questão, para ser tratado, precisa ser considerado um problema de
fato. A isso, seguem-se algumas etapas:
1- Necessidade de admitir que o problema existe.
2- Identificar o que provoca o problema.
3- Identificar o que pode agravar o problema.
4- Identificar o que pode ser feito para diminuir ou anular
os efeitos dos elementos que provocam e agravam o problema.
5- Dispor-se a solucionar o problema, apesar das
contrariedades que deverão surgir.
6- Agir e persistir conforme o que foi identificado em 4.
Considerando-se, portanto, o exemplo do fumo, para cada item
anterior...
1- Fumar causa consequências graves para saúde e compromete
a qualidade de vida.
2- Fumar relaciona-se à necessidade de aceitação em um
grupo, à contestação, à ansiedade...
3- O contato com outros fumantes, a necessidade fisiológica
e psicológica, e a mídia contribuem para agravar o problema.
4- Tratamento médico e psicológico, atividades físicas,
meditação (tratando o que é expresso em 2 e 3)
5- Mesmo sabendo que a mudança de rotina e hábitos gera
certo desconforto, iniciar tratamento tendo por objetivo maior a melhora da
própria saúde e qualidade de vida.
6- Agir e persistir, uma vez que há bons exemplos de pessoas
que conseguiram largar o vício.
É possível perceber que a chamada “necessidade de se
conscientizar” é abarcada entre os itens de 1 a 4, de forma muito mais
específica; e a “necessidade de agir” está melhor identificada nos itens 5 e 6.
Para abordar situações-problema de abrangência coletiva, os
6 itens aplicam-se da mesma forma. São eles, de maneira resumida, os passos que
envolvem a criação das chamadas Políticas Públicas, ou seja, um conjunto de
ações do governo voltadas para solução de problemas coletivos considerando-se
seus múltiplos aspectos.
Inicialmente, é necessário admitir a existência de
determinado problema. A partir de então, estudam-se as causas do problema e
seus agravantes. Avalia-se se é necessária a criação de leis para solução da
questão ou se basta implementar ou somente dar cumprimento às leis já
existentes. Verifica-se se os meios para fazer que as leis sejam cumpridas
existem e são eficientes o bastante para atender à demanda relacionada a eles.
Informa-se a população da existência do problema e das ações tomadas pelo
governo no sentido de solucioná-lo, por meio de campanhas amplamente divulgadas
na mídia, em escolas, etc.
Pode ser destacada também a diferença entre as Políticas de
Governo e as Políticas de Estado.
A seguir, há um modelo de parágrafo abordando as informações
tratadas anteriormente. Procure preenchê-lo considerando os temas a seguir:
1- Combater a disseminação do uso do crack nos grandes
centros urbanos
2- Combater o desmatamento ilegal na Amazônia
3- Promover o respeito às diferenças
Políticas Públicas para ______________________________
O primeiro passo para se produzir uma melhora na situação
atual do (a) ____________________________ é aceitar a existência e gravidade do
problema do (a)_________________________________. A partir de então, a criação
de leis que se refiram a questões específicas do (a) ___________________, bem
como a fiscalização do cumprimento e aprimoramento das leis já existentes é
fundamental para promover transformações benéficas quanto ao assunto. Isso, no
entanto, não é o bastante. É importante que o Estado forneça meios para que as
leis sejam também cumpridas e que haja ampla divulgação de sua existência na
mídia, a fim de que o/a/os/as
________________________________________________________ possa(m) ter garantidos seus direitos a (à)
______________________________________.
Agora, procure pensar que leis seriam essas, como garantir
que seriam cumpridas e como poderiam ser divulgados, tanto os problemas como a
forma de tentar resolvê-los. Com essas informações, reelabore os parágrafos com
os três temas propostos.
1- Combater
a disseminação do uso do crack nos grandes centros urbanos
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- Combater
o desmatamento ilegal na Amazônia
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3- Promover o respeito às diferenças
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
CONFIRA OS MODELOS PARA AS CONCLUSÕES PROPOSTAS
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