PROVA DE REDAÇÃO
Para escrever sua redação, escolha um dos temas a seguir e
siga as orientações da proposta.
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Tema 1
Tema: A difícil necessidade de amadurecer
Leia os textos de apoio.
TEXTO 1
Os alunos do 3º ano de uma das melhores escolas de ensino
médio dos Estados Unidos, a Wellesley High School, em Massachusetts, estavam
reunidos, numa tarde ensolarada no mês passado, para o momento mais especial de
sua vida escolar, a formatura. Com seus chapéus e becas coloridos e pais
orgulhosos na plateia, todos se preparavam para ouvir o discurso do professor
de inglês David McCullough Jr.
Esperavam, como sempre nessas ocasiões, uma ode
a seus feitos acadêmicos, esportivos e sociais. O que ouviram do professor,
porém, pode ser resumido em quatro palavras: vocês não são especiais. Elas
foram repetidas nove vezes em 13 minutos. (...)
A reação ao discurso do professor McCullough pode parecer
apenas mais um desses fenômenos de histeria americanos. Mas a verdade é que ele
tocou numa questão que incomoda pais, educadores e empresas no mundo inteiro –
a existência de adolescentes e jovens adultos que têm uma percepção totalmente
irrealista de si mesmos e de seus talentos. Esses jovens cresceram ouvindo de
seus pais e professores que tudo o que faziam era especial e desenvolveram uma
autoestima tão exagerada que não conseguem lidar com as frustrações do mundo
real. “Muitos pais modernos expressam amor por seus filhos tratando-os como se
eles fossem da realeza”, afirma Keith Campbell, psicólogo da Universidade da
Geórgia e coautor do livro Narcisism epidemic (Epidemia narcisista), de 2009,
sem tradução para o português. “Eles precisam entender que seus filhos são
especiais para eles, não para o resto do mundo.”
Em português, inglês ou chinês, esses filhos incensados
desde o berço formam a turma do “eu me acho”. Porque se acham mesmo. Eles se
acham os melhores alunos (se tiram uma nota ruim, é o professor que não os
entende). Eles se acham os mais competentes no trabalho (se recebem críticas, é
porque o chefe tem inveja do frescor de seu talento). Eles se acham merecedores
de constantes elogios e rápido reconhecimento (se não são promovidos em pouco
tempo, a empresa foi injusta em não reconhecer seu valor). Você conhece alguém
assim em seu trabalho ou em sua turma de amigos? Boa parte deles, no Brasil e
no resto do mundo, foi bem-educada, teve acesso aos melhores colégios, fala
outras línguas e, claro, é ligada em tecnologia e competente em seu uso. São
bons, é fato. Mas se acham mais do que ótimos.
http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/noticia/2012/07/por-que-educacao-moderna-criou-adultos-que-se-comportam-como-bebes.html
TEXTO 2
O narcisismo tem o seu nome derivado de Narciso e ambos
derivam da palavra Grega narke, "entorpecido" de onde também vem a
palavra narcótico. Assim, para os gregos, Narciso simbolizava a vaidade e a
insensibilidade, visto que ele era emocionalmente entorpecido às solicitações
daqueles que se apaixonaram pela sua beleza. Mas Narciso não simboliza apenas
mera negatividade: "o mito de Narciso representa (senão para os gregos ao
menos para nós) o drama da individualidade"; "ele mostra, isto sim, a
profundidade de um indivíduo que toma consciência de si mesmo" em si mesmo
e perante a si mesmo, ou seja, no lugar onde experimenta os seus dramas humanos
(Cf.Bibliografia, Spinelli, Miguel, p.99).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Narciso#Narcisismo
TEXTO 3
O termo “responsabilidade” tem origem no grego
"respon", que significa independência, e no latim "sabili",
que significa sábio. Remete, portanto, à obrigação que o indivíduo tem de
responder pelas próprias ações.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Responsabilidade
Tema 2
Tema: A Identidade do Homem.
Leia os textos de apoio
TEXTO 1
Homem não chora. Homem não sente dor. Homem é forte. Desde
criança, os homens se habituaram a acreditar nessas célebres frases ditas pela
sociedade. E pelos próprios pais.
Muitos levam essa teoria tão a sério que se sentem
verdadeiros super-homens. Acima do bem e do mal, e da própria saúde. Esse é um
dos principais motivos culturais que fazem com que os homens fujam dos médicos
como o diabo da cruz. Outro, menos heroico, é que eles sentem medo. Medo de que
os doutores de branco descubram alguma doença adormecida nesses corpos de
“aço”.
Mário Paranhos, do Hospital das Clínicas da Faculdade de
Medicina de São Paulo, diz que “não ir ao médico dá segurança psicológica. Mas
a realidade é outra”. De fato, a realidade é bem diferente. Pesquisas do
Ministério da Saúde mostram que, do total de pessoas entre 20 e 59 anos que
morrem no país, 68% são do sexo masculino. E mais, de acordo com o IBGE, os
homens vivem, em média, sete anos a menos do que as mulheres.
(...)
Os médicos que cuidam do sexo masculino acreditam que
campanhas promovidas pela Política Nacional de Saúde do Homem são fundamentais para a saúde desse segmento
da sociedade, já que, culturalmente, o homem não é educado para se cuidar. Ao
contrário das mulheres, que desde a adolescência são levadas pela mãe ao
ginecologista, os meninos, depois que passam da fase de ir ao pediatra, só vão
ao médico quando estão doentes.
É o caso do publicitário Guilherme Gouveia, 48 anos. Há
cinco anos ele começou a sentir tonturas e cansaço cada vez que fazia um
esforço simples, como subir escadas. Meses depois, ele decidiu procurar um
cardiologista, que lhe pediu uma bateria de exames. Todos negativos.
Mais uns meses se passaram, e Guilherme teve uma infecção
urinária. Entre os exames pedidos, um hemograma revelou que ele estava com uma
espécie rara de leucemia e que precisaria urgentemente de um transplante de
medula. Passou um mês no hospital recebendo quimioterapia.
- Agora estou sendo obrigado a ir ao médico, tomei um susto.
No início, ia uma vez por mês, agora, uma vez por ano.
Para Clineu Almada Filho, geriatra da Unifesp (Universidade
Federal de São Paulo), “o ideal é que o pediatra fosse automaticamente
substituído por um hebiatra (especialista em adolescente), um clínico geral ou
um urologista, para que o jovem possa receber as mesmas orientações que as
meninas recebem”. José Carlos Almeida concorda.
Adaptado de reportagem veiculada em:
http://noticias.r7.com/saude/noticias/homens-nao-vao-ao-medico-e-morrem-mais-cedo-que-as-mulheres-20091004.html
TEXTO 2
http://www.google.com.br/imgres?q=marcha+das+vadias&hl=pt-
TEXTO 3
Hoje aqui, oiando pra vancê meu pai,
Tô me alembrando quanto tempo faz
Que pela primeira vez na vida, eu chorei.
Não foi quando nasci pru que sei que vim berrando...
E disso ninguém se alembra, não.
Foi quando um dia eu caí...levei um trupicão,
Eu era criança. Me esfolei, a perna me doeu,
Quis chora, oiei pra vancê, que esperança.
Vancê não correu pra do chão me alevanta.
Só me oiô e me falô:
- Que isso, rapaz ? Alevanta já daí...
HOMI NÃO CHORA.
- Rolando
Boldrin
PROPOSTA DE REDAÇÃO
Com base na leitura dos textos motivadores de cada tema e
nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo
em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema 1 ou 2, apresentando
experiência ou proposta de ação que contribuiria para melhorar os aspectos
negativos a que eles se relacionam. Selecione, organize e relacione, de forma coerente
e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
- Desenvolva seu
texto em prosa, atribuindo-lhe um título.
- Sua
dissertação deverá ter no mínimo 15 e no máximo 30 linhas.
- Não utilize
os exemplos específicos dos textos de apoio.
Na folha definitiva marque o tema escolhido.
EXPECTATIVA DE REDAÇÃO PARA O PRIMEIRO TEMA
Espera-se que o aluno escreva sobre a importância da
maturidade como um processo de paulatina emancipação do indivíduo que
naturalmente é levado a assumir responsabilidades na vida adulta. É importante
que, ao construir sua tese e argumentos, o autor da redação procure investigar
quais são as causas e consequências relacionadas ao processo de amadurecimento
do adolescente e do jovem, de modo que, até certo ponto, com base em suas
experiências individuais (sem que as torne explícitas no texto), ele demonstre
compreender de que forma o amadurecimento pode ser estimulado pelos pais e
sociedade. Esse aspecto do texto é importante, pois é a partir dele que será
possível atender à proposta de “apresentar experiência ou proposta de ação que
contribua para melhorar os aspectos negativos” relacionados à imaturidade
tardia da qual tratam os textos de apoio.
O aluno deverá ter um cuidado especial para não transformar
uma redação sobre “necessidade de amadurecer” em um texto sobre “imaturidade”.
Alguns aspectos ligados ao tema que podem ser levados em
conta:
- O amadurecimento faz parte do processo de transformação
biológico e psicológico pelo qual todas as pessoas passam a partir da infância,
passando pela adolescência, até a fase adulta. Ele não se encerra na fase adulta,
pois cada nova experiência pode ser aproveitada para a transformação do ser na
aquisição de conhecimento e sabedoria, afetando sua forma de relacionar-se
consigo mesmo e com o próximo.
- O amadurecimento ocorre quando o indivíduo se vê
estimulado pelos pais, professores, amigos e sociedade a enfrentar dificuldades
e desafios a partir dos próprios esforços, demonstrando a si mesmo e aos outros
sua capacidade de lidar com as adversidades e as responsabilidades que vai
assumindo ao longo da vida.
- Assim como o amadurecimento pode ser postergado, graças à
superproteção dos pais, ele pode ocorrer precocemente quando crianças se vêm
afastadas do universo lúdico infantil para assumir responsabilidades de
adultos, como criar os próprios irmãos, fazer a própria comida, limpar a casa e
até contribuir com os rendimentos domésticos.
- Os desafios impostos pelo intenso ritmo de trabalho
cotidiano e pela sensação de insegurança própria aos grandes centros urbanos
contribuem para que as pessoas assumam um modo de vida que as leva a
superproteger seus filhos.
- A preocupação mais intensa do Estado em garantir os
direitos da criança e do adolescente, ao ser equivocadamente interpretada, tem
gerado inversões de valores no relacionamento entre adultos e jovens, afetando
relações destes tanto com as atividades domésticas, que o ajudariam a
desenvolver o senso de responsabilidade e disciplina, quanto com o ambiente escolar e mercado de trabalho, que
o auxiliariam a relacionar-se de maneira construtiva e saudável com pessoas de
fora de seu ambiente doméstico, obrigando-o a assumir uma postura mais madura
por não contar com a complascência dos familiares.
- Se o amadurecimento, por um lado, exige responsabilidade e
disposição para enfrentar pequenos e, às vezes, complexos sacrifícios, por
outro, contribui com o desenvolvimento da autoestima e sentimento de
independência e autorrealização de quem passa por esse processo.
EXPECTATIVA DE REDAÇÃO PARA O SEGUNDO TEMA
Espera-se que o aluno escreva sobre o processo de construção
da identidade masculina, o qual determina culturalmente e psicologicamente o
papel do homem na sociedade atual. Ao desenvolver o tema, deve-se considerar
quais seriam as causas e consequências desse discurso de gênero, que permeia as
relações sociais e intrapessoais do homem, afetando o modo como ele age com
pessoas do sexo oposto, com pessoas do mesmo sexo e consigo mesmo.
Abordar a questão da violência doméstica e contra a
mulher, a mortalidade de jovens do sexo masculino e os problemas de saúde desencadeados
por atitudes estimuladas pelo conceito do que é “ser homem” é uma boa
estratégia para discorrer-se sobre o tema.
2 comentários:
Professor, qual é o lado certo dessa história:
*leia o colunista e depois os três comentários
http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gilbertodimenstein/1135006-somos-refens.shtml
A resposta não coube aqui.
Por favor, clique no link.
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