Exame Nacional do Ensino Médio – Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova criada
em 1998 pelo Ministério da Educação do Brasil, sendo utilizada como ferramenta
para avaliar a qualidade geral do ensino médio no país. Posteriormente, o exame
começou a ser utilizado como exame de acesso ao ensino superior em
universidades públicas brasileiras através do SiSU (Sistema de Seleção
Unificada). O Enem é o maior exame do Brasil, que conta com mais de 4,5 milhões
de inscritos divididos em 1.698 cidades do país.
A prova também é feita por pessoas com interesse em ganhar
pontos para o ProUni (Programa Universidade para Todos) e, a partir de 2009,
passou a servir como certificação de conclusão do ensino médio em cursos de
Educação de Jovens e Adultos (EJA), antigo supletivo, substituindo o Exame
Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
História
Criado em 1998 durante a gestão do ministro da educação
Paulo Renato Souza, no governo Fernando Henrique Cardoso, o Enem teve por
princípio avaliar anualmente o aprendizado dos alunos do ensino médio em todo o
país para auxiliar o Ministério da Educação na elaboração de políticas pontuais
e estruturais de melhoria do ensino brasileiro através dos Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCNs) do Ensino Médio e Fundamental, promovendo
alterações nestes conforme indicasse o cruzamento de dados e pesquisas nos
resultados do Enem. Foi a primeira iniciativa de avaliação geral do sistema de
ensino implantado no Brasil.
O primeiro modelo de prova do Enem, utilizado entre 1998 e
2008, tinha 63 questões aplicadas em um dia de prova.
No ano de 2009, a prova do Enem teve de ser cancelada poucos
dias antes de sua realização devido ao roubo de cadernos de prova e o vazamento
de seu conteúdo, revelando fragilidade na segurança do exame.
Novo Enem
Em 2009, o ministro da educação Fernando Haddad apresentou a
proposta de unificar o vestibular das universidades federais utilizando um novo
modelo de prova para o Enem, argumentando que o vestibular tradicional
desfavorece candidatos que não podem se locomover pelo território. Assim, um
jovem que quisesse prestar Dança e tivesse problemas financeiros, dificilmente
poderia participar de processos seletivos de diferentes faculdades, tendo suas
chances de aprovação diminuídas. Por outro lado, as federais localizadas em
Estados menores ficariam restritas aos candidatos de suas regiões.
Participantes
A nota do Enem pode ser utilizada como acesso ao ensino
superior em universidades brasileiras que aderiram ao Enem como forma única ou
parcial de seleção. Cada universidade tem autonomia para aderir ao novo Enem
conforme julgue melhor. Nos mesmos moldes do ProUni, o Sistema de Seleção
Unificada (SiSU) é totalmente on-line e permite ao estudante escolher cursos e
vagas entre as insitituições de ensino superior participantes que utilizarão o
Enem como única forma de ingresso.
A nota também é utilizada por pessoas com interesse em
ganhar pontos para o Programa Universidade para Todos (ProUni).
A participação na prova serve como certificação de conclusão
do ensino médio para pessoas maiores de 18 anos de idade.
Competências e habilidades
O Enem é estruturado a partir de 4 competências definidas
como modalidades estruturais da inteligência, ações e operações que utilizamos
para estabelecer relações com e entre objetos, situações, fenômenos e pessoas
que desejamos conhecer; e 21 habilidades definidas como decorrentes das
competências adquiridas e que se referem ao plano imediato do “saber fazer”,
articulando-se por meio das ações e operações.
Adaptado
de:http://pt.wikipedia.org/wiki/Exame_Nacional_do_Ensino_M%C3%A9dio
AS COMPETÊNCIAS AVALIADAS
Dominar linguagens
Dominar a norma culta da língua portuguesa e fazer uso da
linguagem matemática, artística e científica.
Compreender Fenômenos
Construir e aplicar conceitos das várias áreas do
conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos
histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
Enfrentar Situações-Problema
Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e
informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar
situações-problema.
Construir Argumentação
Relacionar informações, representadas em diferentes formas,
e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação
consistente.
Elaborar Proposta
Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para
elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os
valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Compreende, ainda, a competência de ler, compreender,
interpretar e produzir textos no sentido amplo do termo, envolvendo todas as
áreas e disciplinas que compõem a atividade pedagógica da escola. Pressupõe,
portanto, instrumental de comunicação e expressão adequados tanto para a
compreensão de um problema matemático quanto para a descrição de um processo
físico, químico ou biológico e, mesmo, para a percepção das transformações de
espaço/tempo da história, da geografia e da literatura.
http://www.mundovestibular.com.br/articles/128/1/CONHECA-AS-5-COMPETENCIAS-AVALIADAS-NO-ENEM/Paacutegina1.html
PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM COMENTADA
Propõe-se que a partir do
conhecimento dos comentários feitos para a proposta a seguir, faça-se uma
redação com o tema apresentado.
Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos
conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto
dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o
tema Valorização do Idoso, apresentando experiência ou proposta de ação social,
que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma
coerente e coesa, Argumentos e Fatos para defesa de seu ponto de vista.
ESTATUTO DO IDOSO
Art. 3º- É obrigação da família, da comunidade, da sociedade
e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do
direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao
lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à
convivência familiar e comunitária. [...]
Art. 4º- Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de
negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado
aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei.
Disponível em:
www.mds.gov.br/suas/arquivos/estatuto_idoso.pdf. Acesso em: 07 maio 2009.
O aumento da
proporção de idosos na população é um fenômeno mundial tão profundo que muitos
chamam de “revolução demográfica”. No último meio século, a expectativa de vida
aumentou em cerca de 20 anos. Se considerarmos os últimos dois séculos, ela
quase dobrou. E, de acordo com algumas pesquisas, esse processo pode estar
longe do fim.
Disponível em:
http://www.comciencia.br/reportagens/envelhecimento/texto/env16.htm. Acesso em:
07 maio 2009.
Idoso é quem tem o privilégio de viver longa vida...
... velho é quem perdeu a jovialidade.
[...]
A idade causa a degenerescência das células...
... a velhice causa a degenerescência do espírito.
Você é idoso quando sonha...
... você é velho quando apenas dorme...
[...]
Disponível em:
http://www.orizamartins.com/ref-ser-idoso.html. Acesso em: 07 maio 2009.
Comentário:
O enunciado deu a oportunidade ao candidato de não se
limitar a um recorte temático. O examinador pediu para dissertar sobre a
Valorização do Idoso, apresentando experiência ou proposta de ação social, que
respeite os direitos humanos. O eixo cognitivo – elaborar sugestões de
interferência na realidade, exigida pela proposta do Enem, está claro na proposta
de redação, quando se pede para indicar uma ação social que respeite o direito
do idoso.
A habilidade 1 e 2 são exigidas - I. Dominar linguagens
(DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens
matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa; II.
Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do
conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos
histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
Percebe-se isso, pois o caput da questão pede para o aluno
redigir texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua
portuguesa, sobre o tema, apresentando experiência ou proposta de ação social,
que respeite os direitos humanos. O candidato necessita conhecer a estrutura da
dissertação, o rol de argumentos, como o de provas concretas, de autoridade, do
consenso, de raciocínio lógico. Precisa também realizar previamente um projeto
de texto, selecionar, organizar e relacionar, de forma coerente e coesa, os
argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Como textos geradores, a prova apresentou dois artigos do
Estatuto do Idoso, um fragmento sobre o crescimento do número de idosos a cada
ano e um poema que diferencia a expressão velho do termo idoso. Há ainda uma
ilustração.
Sugestões: o candidato poderia:
1. focar sua tese e seus argumentos na comparação entre a
legislação que assegura os direitos à
vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao
trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência
familiar e comunitária – e a realidade factual, indicando experiências efetivas
ou propostas de solução social para a situação – problema. É interessante
interpretar a lei, explicando que a família, a comunidade, a sociedade, o Poder
Público são os responsáveis por assegurar os direitos elencados. Portanto, o
Poder Judiciário poderá exigir, a qualquer tempo, a manutenção dos direitos
fundamentais desses indivíduos, ou seja, a família tem a obrigação de
sustentá-los (filhos, por exemplo) e na impossibilidade desta, a comunidade ou
o Poder Público deverão assumir tal dever;
2. expressar que, historicamente, a sociedade já valorizou
mais o ancião, pois ele era o detentor do conhecimento, das tradições e tinha
mais experiência. Hoje, vivemos em uma sociedade hedonista, instantânea, que
busca o prazer imediato;
3. aproveitar o conceito de velho e de idoso do poema,
mostrando que a idade não é empecilho para as pessoas serem produtivas;
4. mostrar a urgência de se solucionar os problemas do
idoso, visto que a população tem uma expectativa de vida cada vez maior.
Intervenções viáveis:
1.ensinar nas escolas de EF e EM a legislação e punição
prevista, o que levaria à conscientização da população desde a tenra idade e ao
consequente respeito pelo idoso;
2. incentivo à formação de associações e organizações de
idosos;
3. incentivo fiscal às empresas que adotarem programas de
valorização do idoso, tais como financiamento de ações como, por exemplo,
ensino de informática, atividades artísticas, artesanais, esportivas e
intelectuais;
4.exigir do Poder Público acompanhamento psicológico
específico para os idosos, para que consigam resgatar a capacidade de sonhar,
de criar e realizar projetos.
http://www.sprweb.com.br/mod_app/questao_nav_cache.php
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