FICHA 1 - LITERATURA
Na aula anterior vimos que a Literatura relaciona-se a um
conjunto de conhecimentos concernentes à arte da escrita e a valores estéticos
de um grupo ou sociedade circunscritos a um momento histórico. Refletindo sobre
esse fato, eleja um dos textos a seguir para responder às questões propostas.
TEXTO
I
Comigo
me desavim*,
Sou
posto em todo perigo:
Não
posso viver comigo
Nem
posso fugir de mim.
- Sá de Miranda
*desavim:
verbo desavir – entrar em desacordo.
TEXTO
II
Ó
Guerreiros da Taba sagrada,
Ó
Guerreiros da Tribo Tupi,
Falam
deuses nos cantos do Piaga*,
Ó
Guerreiros meus cantos ouvi.
- Gonçalves Dias
*piaga:
pajé, líder espiritual indígena, curandeiro.
1-
Qual é o nome específico que esse tipo de texto recebe? Justifique sua
resposta. (conteúdo conceitual)
2-
O que é expresso pelo eu poético do texto? Justifique citando um verso.
(competência)
3-
Por que esse texto pode ser considerado objeto de estudo da Literatura?
(competência)
PARADIGMAS DE RESPOSTAS PARA UM LEITOR UNIVERSAL
1- O texto de Sá de Miranda (ou de Gonçalves Dias) trata-se de um poema, uma vez que se apresenta organizado em versos.
2-
(Para o texto 1)
No poema de Sá de Miranda, o eu poético apresenta um estado de conflito interior, que fica evidente no 1º verso: "Comigo me desavim". Sua incapacidade para lidar com os próprios sentimentos o colocam em um impasse, expresso por um paradoxo nos últimos 2 versos.
(Para o texto 2)
No poema de Gonçalves Dias, o eu poético convoca os guerreiros tupis para ouvir o que ele lhes tem a dizer, a partir das revelações feitas pelos deuses: "Falam os deuses nos cantos do Piaga".
3- O poema de Sá de Miranda (ou de Gonçalves Dias) naturalmente pode ser considerado objeto de estudo da Literatura pelo fato de ser evidente a preocupação do autor em trabalhar a linguagem de forma artística, aliando ao conteúdo do texto a expressividade sonora dos versos, bem como a imagem que estes evocam.
4-
(Para o texto 1)
É possível relacionar o poema de Sá de Miranda inicialmente com o movimento literário português Classicismo (séc. XVI), uma vez que, assim como no Trovadorismo, era comum nesse movimento o uso de versos heptassílabos (redondilhos maiores). Contudo, diferentemente deste último, no Classicismo desenvolve-se a temática voltada ao universo interior do ser humano, em alinhamento com os valores renascentistas - algo bastante evidente quando o eu lírico procura expressar seu conflito existencial.
Porém, se o autor é inegavelmente um dos responsáveis pelo próprio Classicismo, a ideia de conflito existencial e o uso de paradoxos, como os dos últimos dois versos, também possibilitam que se considere o Barroco como uma referência para análise desses versos.
Por outro lado, sendo que a métrica e valores estéticos e temáticos esposados no Classicismo, principalmente no gênero lírico, foram utilizados inclusive por autores modernos como Vinícius de Moraes, uma nova possibilidade de análise também é possível.
(Para o texto 2)
Ao analisar-se o poema de Gonçalves Dias, é inevitável não relacioná-lo com o Romantismo no Brasil em sua primeira fase, na qual o índio é destacado como personagem central de muitos poemas. Foi comum a esse movimento referir-se à cultura indígena como a origem da identidade brasileira. Nos versos em questão, a figura central do Piaga e sua importância na tribo permitem estabelecer facilmente essa relação, além do fato de que o autor é um dos principais expoentes do próprio Romantismo.
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