Postagem em destaque

PROPOSTAS E MODELOS PARA ENEM

TODAS AS PROPOSTAS E MODELOS RELACIONADOS NESTA POSTAGEM SÃO DO AUTOR DO BLOG E NÃO PODEM SER COMERCIALIZADOS EM MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL ...

29 de dez. de 2020

PROPOSTA: INVASÃO DE PRIVACIDADE OU PROTEÇÃO?

 PROPOSTA: INVASÃO DE PRIVACIDADE OU PROTEÇÃO?

  

TEXTO 1

 

Proteção ou invasão de privacidade: os pais devem olhar os celulares de seus filhos?

          

            As crianças e os jovens do século XXI já nasceram na chamada “Era Digital”, o que faz com que eles fiquem imersos no universo dos smartphones e tablets. Porém, esses aparelhos não fariam o mesmo sucesso se não fosse a conexão com a internet. A junção desses dois recursos tecnológicos – internet e dispositivos móveis – mudou a maneira de interação entre os jovens e também os seus comportamentos e hábitos.

            Segundo pesquisa realizada pela TIC Domicílios, do CETIC.br, de todos os jovens brasileiros de 10 a 17 anos, 77% acessam a internet — o equivalente a 20,5 milhões de pessoas no país. Dos usuários entre nove e 17 anos, 81% utilizam a rede todos os dias ou quase todos os dias.

            Diante dessa transformação intensificada na última década, os pais receberam mais um desafio na difícil missão de educar os seus filhos. Hoje, uma das perguntas mais recorrentes entre as famílias é: olhar o celular do meu filho é uma forma de proteção ou invasão de privacidade?

            Há quem acredite que essa iniciativa dos pais é, na verdade, uma medida de segurança devido aos inúmeros casos de crimes e assédios digitais. Porém, há pessoas que não concordam com essa atitude, pois acreditam que os pais que decidem olhar os celulares dos seus filhos não mantêm uma relação de confiança com os jovens.

            Esse é um assunto que gera opiniões distintas, por isso, neste artigo, iremos apresentar dicas de como acompanhar a presença online dos filhos sem que seja necessário invadir a privacidade do jovem. Confira!

 

            Conheça os perigos que o seu filho pode estar exposto

 

            O ambiente online costuma ser um local utilizado pelos jovens para interação com os amigos. Porém, dentro desses grupos e redes sociais podem ocorrer a versão virtual do tão conhecido bullying, o chamado cyberbullying. Por não estarem cara a cara com a vítima, os jovens se sentem mais confiantes para fazerem piadas e brincadeiras mau gosto, visando ofender um ou mais colegas.

            Além disso, há também os problemas de exposição da intimidade, os assédios vindos de adultos, crimes cibernéticos e questões relacionadas à pedofilia.

 

http://www.marupiara.com.br/protecao-ou-invasao-de-privacidade-os-pais-devem-olhar-os-celulares-de-seus-filhos/

 

 

TEXTO 2

 

No dicionário, negligência quer dizer desleixo, descuido, desatenção, menosprezo, preguiça, indolência. Mas nem o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) nem o Código Penal tipificam a negligência familiar.

 

Segundo especialistas, a negligência pode ser entendida como uma situação de constante omissão para com a criança ou adolescente que coloque em risco seu desenvolvimento.

 

Direitos fundamentais

 

O que diz a Constituição Federal:

 

Art. 227 - É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

 

O que diz o ECA:

 

Art. 5º - Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.

 

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2014/04/entenda-o-que-e-negligencia-familiar.html

 

PROPOSTA

 

Com base na leitura dos textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema “Proteção ou invasão de privacidade: os pais devem olhar os celulares de seus filhos?”. Apresente experiência ou proposta de ação, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.    Seu texto deve possuir entre 7 e 30 linhas. Cópias dos textos motivadores serão desconsideradas.

Nenhum comentário:

QUIZ: POR QUE OU POR QUÊ?

Havendo dificuldade em visualizar o quiz, clique no link abaixo: