Postagem em destaque

PROPOSTAS E MODELOS PARA ENEM

TODAS AS PROPOSTAS E MODELOS RELACIONADOS NESTA POSTAGEM SÃO DO AUTOR DO BLOG E NÃO PODEM SER COMERCIALIZADOS EM MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL ...

29 de dez. de 2020

PROPOSTAS: VOTO OBRIGATÓRIO

 

PROPOSTAS SOBRE VOTO OBRIGATÓRIO

Leia os textos de apoio.

 

TEXTO 1

I – ARGUMENTOS FAVORÁVEIS AO VOTO OBRIGATÓRIO

 

Os principais argumentos sustentados pelos defensores do voto compulsório podem ser resumidos nos seguintes pontos, a saber:

 

a) o voto é um poder-dever;

 

b) a maioria dos eleitores participa do processo eleitoral;

 

c) o exercício do voto é fator de educação política do eleitor;

 

d) o atual estágio da democracia brasileira ainda não permite a adoção do voto facultativo;

 

e) a tradição brasileira e latino-americana é pelo voto obrigatório;

 

f) a obrigatoriedade do voto não constitui ônus para o País, e o constrangimento ao eleitor é mínimo, comparado aos benefícios que oferece ao processo político-eleitoral.

 

 

II – ARGUMENTOS FAVORÁVEIS AO VOTO FACULTATIVO

 

Os adversários do voto obrigatório refutam tais ideias acima com os seguintes argumentos:

 

a) o voto é um direito e não um dever;

 

b) o voto facultativo é adotado por todos os países desenvolvidos e de tradição democrática;

 

c) o voto facultativo melhora a qualidade do pleito eleitoral pela participação de eleitores conscientes e motivados, em sua maioria;

 

d) a participação eleitoral da maioria em virtude do voto obrigatório é um mito;

 

e) é ilusão acreditar que o voto obrigatório possa gerar cidadãos politicamente evoluídos;

 

f) o atual estágio político brasileiro é propício ao voto facultativo;

 

https://www12.senado.leg.br/publicacoes/estudos-legislativos/homeestudoslegislativos#/textos_discussao/TD6-PauloHenriqueSoares.pdf

 

 

TEXTO 2

 

            A maioria dos brasileiros é contrária à obrigatoriedade do voto atualmente em vigor no país, aponta levantamento nacional feito pelo Datafolha.

            Segundo o instituto, 56% dos entrevistados são contrários à obrigação de comparecer às urnas, ante 41% que se dizem favoráveis a esse dever. Não soube responder 1% dos entrevistados, e outro 1% se disse indiferente a respeito.

            A margem de erro na pesquisa, feita de 8 a 10 de dezembro, é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram ouvidos 2.016 brasileiros adultos que possuem telefone celular de todas as regiões brasileiras.

            A taxa de rejeição à obrigatoriedade do voto é inferior ao pico registrado na pesquisa anterior do instituto, de 2015, quando atingiu 66%. Em levantamentos feitos ao longo de 2014, ano eleitoral, os eleitores contrários também eram maioria.

 

https://www.folhape.com.br/politica/maioria-e-contraria-ao-voto-obrigatorio-no-brasil-aponta-datafolha/166886/

 

 

PROPOSTA 1

 

Produza um texto entre 15 e 25 linhas, no qual você proponha estratégias para engajar o envolvimento consciente das pessoas no processo de eleições para cargos eletivos do Legislativo e do Executivo no Brasil.

Dê um título a seu texto.

 

PROPOSTA 2

 

Produza uma Carta de Leitor ao jornal de sua cidade por meio da qual você defenda uma opinião favorável ou desfavorável ao voto obrigatório. Seu posicionamento ideológico deve ser claro e seus argumentos devem ser consistentes.

Sem considerar a estrutura obrigatória de carta, seu texto deve ter entre 15 e 20 linhas.

 

PROPOSTA 3 – ESTILO ENEM

 

Com base na leitura dos textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema “Voto obrigatório: coerção a um direito?”. Apresente experiência ou proposta de ação, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.    Seu texto deve possuir entre 7 e 30 linhas. Cópias dos textos motivadores serão desconsideradas.

Nenhum comentário:

QUIZ: POR QUE OU POR QUÊ?

Havendo dificuldade em visualizar o quiz, clique no link abaixo: