PROPOSTAS DE REDAÇÃO – TEMA: HOMESCHOOLING / EDUCAÇÃO DOMICILIAR
Leia a coletânea a seguir.
Uma fonte do governo
afirmou à BBC News Brasil que Ministério da Educação enviou à Casa Civil novo
texto para posterior análise no Congresso; enquanto isso, na Câmara, emenda a
MP prevê regulamentar o ensino domiciliar durante a pandemia de coronavírus.
De uma hora para outra,
famílias por todo o Brasil estão conduzindo mais ativamente atividades
escolares de seus filhos de dentro de casa. É um cenário próximo àquele com o
qual alguns movimentos e políticos que defendem a regulamentação do ensino
domiciliar no Brasil sonham há algum tempo, e que está sendo forçado
temporariamente por medidas de isolamento social impostas pela pandemia de
coronavírus.
Em Brasília, as
mudanças trazidas pela covid-19 estão catalisando projetos de regulamentação do
chamado homeschooling — pauta apontada em janeiro de 2019 como uma das metas
prioritárias do governo de Jair Bolsonaro em seus primeiros 100 dias de gestão,
mas cuja tramitação empacou no Congresso.
Texto
2
O QUE É EDUCAÇÃO
DOMICILIAR
Educação
domiciliar ou ensino doméstico consiste em realizar o processo de educação em
casa, não na escola. Esse modelo de educação se contrapõe à noção da educação
como uma responsabilidade compartilhada entre a família e a escola, na qual
caberia a essa última proporcionar o conhecimento científico/acadêmico, e à
família caberia ensinar valores e outras questões mais subjetivas.
Na
educação domiciliar, a família assume por inteiro a responsabilidade de educar
a criança ou jovem, sem a participação de uma instituição de ensino.
São
os pais que aplicam a educação domiciliar?
Não
necessariamente. Quando uma família opta pela educação domiciliar, ela
geralmente busca maior controle sobre o aprendizado do filho. No entanto, isso
não significa que os próprios pais necessariamente exercerão essa função. Além
do caso em que os pais assumem a função de educadores, há ainda diversas formas
de aplicar o ensino doméstico. Em alguns casos, várias famílias se reúnem e
educam seus filhos em conjunto, dividindo o conteúdo a ser ensinado. Mas o
ensino domiciliar nem sempre envolve a atuação dos pais como educadores.
Algumas famílias optam por contratar professores particulares para que a
criança ou jovem tenha aulas em domicílio.
Qual
o conhecimento necessário aos pais que optam por educar em casa?
Não é necessário que os pais tenham alguma
formação em pedagogia ou áreas temáticas específicas para poder aplicar a
educação domiciliar. Essa não é uma exigência porque essa prática educacional
parte do pressuposto de que a criança ou jovem precisa ser auxiliada em como
estudar, aprender, absorver conhecimento. Logo, os defensores dessa prática
consideram que livros e materiais didáticos são base suficiente para auxiliar
os pais na função de educadores.
O
conteúdo do ensino domiciliar é o mesmo oferecido nas escolas?
Novamente,
não há apenas uma maneira. Cada país pode estabelecer uma regulamentação
específica de como esse ensino deve ser realizado. No Brasil, no entanto, a
prática não é regulamentada. Entre os modelos possíveis de educação domiciliar,
algumas famílias optam por aplicar o conteúdo de materiais didáticos de
instituições de ensino. Há também quem foque em ensinar o jovem ou criança como
estudar e aprender, uma abordagem mais distinta da adotada nas escolas.
Quanto
às disciplinas que devem ser estudadas, as exigências variam de acordo com as
regras de cada país. É comum que o estudante seja submetido a testes de
conhecimento, o que implica que alguns conteúdos sejam obrigatórios. Novamente,
como o ensino doméstico não é regulamentado no Brasil, não há instruções quanto
a isso.
Por
que alguns pais optam pela educação domiciliar?
As
razões que levam algumas famílias a adotarem esse modelo de ensino são
diversas. A motivação pode ser benefícios oferecidos pelo ensino doméstico ou
insatisfações com as instituições educacionais. Dentre as motivações mais
frequentes, observa-se que:
1-
Há famílias que acreditam que no ambiente escolar o estudante é exposto a más
influências ou manipulações;
2-
Alguns pais julgam que as instituições de ensino são de má qualidade e os
educadores são mal formados;.
3-
Em alguns casos, a criança ou jovem possui necessidades específicas que
dificilmente são bem direcionadas pelas escolas;
4-
Outros pais enxergam a educação domiciliar como uma forma de estabelecer um
vínculo familiar e proporcionar um ambiente mais estimulante de aprendizado;
5-
Algumas famílias discordam da metodologia de ensino que costuma ser adotada nas
instituições educacionais.
O
que a lei brasileira diz sobre o assunto?
No
Brasil, a legislação coloca a educação simultaneamente como um direito e um
dever. De acordo com o Artigo 6° da Constituição Federal, a educação é um
direito social que deve ser garantido pelo Estado. Mas os pais também
compartilham da responsabilidade de garantir o acesso dos filhos à educação.
Artigo
6° da Lei de Diretrizes e Bases Educacionais (LBD, 1996):
“É
dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação
básica a partir dos 4 (quatro) anos de idade.”
A
partir deste Artigo, fica estabelecida a obrigatoriedade de crianças e jovens
frequentarem a escola, estando sujeitos a ações judiciais os pais que não
cumprirem essa responsabilidade. Em função disso, o ensino domiciliar não seria
possível.
https://www.politize.com.br/educacao-domiciliar-o-homeschooling-deve-ser-permitido-no-brasil/
PROPOSTA 1
Com
base na leitura dos textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo
de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita
da língua portuguesa sobre o tema “Ensino domiciliar: uma proposta mais
democrática para a educação”. Apresente experiência ou proposta de ação,
que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma
coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Seu texto deve possuir entre 7 e 30 linhas. Cópias dos textos
motivadores serão desconsideradas.
PROPOSTA 2
Produza
um resumo do texto 2, entre 8 e 12 linhas. Lembre-se de respeitar os elementos
estruturais pertencentes a esse gênero
textual.
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