Postagem em destaque

PROPOSTAS E MODELOS PARA ENEM

TODAS AS PROPOSTAS E MODELOS RELACIONADOS NESTA POSTAGEM SÃO DO AUTOR DO BLOG E NÃO PODEM SER COMERCIALIZADOS EM MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL ...

11 de jan. de 2021

PROPOSTA: VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA

PROPOSTA: VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA 


Leia o texto a seguir e faça o que se pede.

 

Violência obstétrica, uma forma de desumanização das mulheres

 

O fenômeno é muito mais comum do que a novidade da palavra parece sugerir: são muitas as mulheres que ignoram ter sofrido com isso

 

Debora Diniz

|

            A expressão “violência obstétrica” ofende médicos. Dizem não existir o fenômeno, mas casos isolados de imperícia ou negligência médicas. O que aconteceu com a brasileira Adelir Gomes, grávida e forçada pela equipe de saúde a realizar uma cesárea contra sua vontade, dizem ser um caso extremo, escandalizado pelas feministas como de violência obstétrica. Não é verdade. A violência obstétrica se manifesta de várias formas no ciclo de vida reprodutiva das mulheres. Em cada mulher insultada verbalmente porque sente dor no momento do parto ou quando não lhe oferecem analgesia. Na violência sexual sofrida em atendimento pré-natal ou em clínicas de reprodução assistida. No uso de fórceps, na proibição de doulas ou pessoas de confiança na sala de parto. Na cesárea como indicação médica para o parto seguro. A verdade é que a violência obstétrica é uma forma de desumanização das mulheres.

            A Venezuela foi o primeiro país a regulamentar legalmente a “violência obstétrica” como “apropriação do corpo das mulheres e do processo reprodutivo pelas equipes de saúde por tratamentos desumanos”. A violência obstétrica reduz as mulheres ao processo reprodutivo: a um útero que se reproduz ou se recupera da reprodução. O fenômeno é muito mais comum do que a novidade da palavra parece sugerir: são muitas as mulheres que ignoram ter sofrido violência obstétrica, tamanha a naturalização dos maus tratos aos seus corpos. É comum as mulheres reescreverem suas histórias de parto e puerpério como de violência baseada em gênero após ouvirem a palavra violência obstétrica. É um coro de testemunho sobre o qual há carência de vocabulário.

(…)

https://brasil.elpais.com/brasil/2019/03/21/opinion/1553125734_101001.html

 

 

PROPOSTA 1

 

Produza um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: Como combater a violência obstétrica no país?

Utilize entre 10 e 30 linhas.

 

PROPOSTA 2 - ARTIGO DE OPINIÃO

 

Produza um texto dissertativo em tom provocativo e original, no qual você explore recursos como marca de personalidade, interlocução e problematização do senso comum a respeito do tema desenvolvido no texto de apoio. Confira um título original a seu texto, que deverá ser publicado em um dos jornais de sua cidade.

Utilize entre 15 e 25 linhas.

Nenhum comentário:

QUIZ: POR QUE OU POR QUÊ?

Havendo dificuldade em visualizar o quiz, clique no link abaixo: